Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

“Empreender é Difícil! Se cair há que saber levantar e Recomeçar”

a1

No âmbito do projeto RevitAGRI a freguesia de Cabril ouviu falar sobre o Empreendedorismo e seu financiamento no âmbito das empresas familiares.

Alerta e sensibilização deixada pelo especialista nesta área António Nogueira Costa.

 

Uma sala cheia para ouvir falar sobre “O Empreendedorismo e seu financiamento no âmbito da Empresa Familiar”, foi o que aconteceu, no passado fim de semana, em Cabril, Montalegre no âmbito do workshop promovido pelo Projeto de Revitalização dos Setores Produtivos Tradicionais do Parque Nacional Peneda-Gerês – RevitAGRI-PNPG do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

PUB

 

Com o objetivo de ajudar produtores do Parque Nacional Peneda-Gerês a desenvolverem a economia local esta ação pretendeu sensibilizar os intervenientes para a importância da transmissão da propriedade e da liderança dos seus negócios no sentido de potenciar a continuidade dos mesmos.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

O workshop contou com a explicação de António Nogueira Costa, especialista em Empresas Familiares, que alertou para a necessidade deste “género” de empresas seguirem determinadas regras para que possam subsistir, destacando a importância do “financiamento no contexto da Empresa Familiar realçando que este pode mesmo ser uma variável diferenciadora”.

PUB

 

António Nogueira Costa destacou ainda a importância que estas empresas têm para o desenvolvimento das regiões no PNPG e lançou o repto para que possam ir mais além já que se trata de “uma busca de oportunidades de negócios dentro e fora das fronteiras setoriais ou geográficas da empresa”, podendo, refere, “ser feito o desenvolvimento de negócios atuais e o respetivo recurso ao apoio da Família e não somente ao nível da Empresa familiar”.

 

PUB

De acordo com o orador, “o clima empreendedor é um potenciador da continuidade da família empresária unida em torno de negócios sustentáveis”.

 

No final os participantes tiveram a oportunidade de interpelar o especialista que ouviu com atenção os relatos das experiências e problemas com a gestão dos negócios familiares que existem. António Nogueira Costa deixou uma mensagem de esperança referindo mesmo que ser empreendedor, sobretudo nos dias de hoje não é fácil, mas que não se pode desistir à primeira contrariedade. “Empreender é Difícil. Se cair há que saber levantar e Recomeçar”.

 

PUB

 

O RevitAGRI-PNPG do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Segundo a comissão do Revitagri “constitui uma das preocupações do projeto valorizar a cultura, a gastronomia e a paisagem, constitui uma prioridade para o desenvolvimento integrado da nossa região. O legado herdado dos nossos antepassados que esteve na origem de usos e costumes tradicionais”.

 

Para além da ESA e da ESCE IPVC fazem ainda parte da comissão de acompanhamento a DRAPN; ICNF; os Municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Melgaço, Terras de Bouro e Montalegre e as associações locais como ADRIL, ADRMINHO, ADER e ATAHCA.

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas