Espaço DECO Minho

Logotipo DECO Minho

 

 

 

 

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

 

Carnaval Sustentável: Lifestyle Test promove conselhos ambientais.

A DECO lança conselhos práticos de consciência ambiental a todos os cidadãos que gostam de celebrar o Carnaval, usando a inovadora ferramenta LifestyleTest.

Embora seja uma época de festejos, o Carnaval, pelo desperdício causado pelas fatos e máscaras, a decoração, brinquedos, entre outros, tem um impacte ambiental significativo. Assim, este ano, a DECO quer inspirar os consumidores a adaptar os seus comportamentos e hábitos de festa.  Siga as dicas da DECO:

Em casa – é possível dar uma nova vida aos fatos de Carnaval, reutilizando e reciclando materiais, transformando-os em criações únicas.

Nas escolas – esta é uma oportunidade para educar as crianças sobre a reutilização e redução do desperdício. Reutilizar material de outros anos para criar peças divertidas ou fazer um desfile de máscaras criativas com direito a prémio, é sempre um bom incentivo.

Nos municípios – é importante promover o uso de decorações sustentáveis e providenciar uma reciclagem eficaz. As festas de rua devem ser um motivo para consciencializar os consumidores para a sustentabilidade.

 

A nossa Associação oferece-lhe algumas sugestões para gozar o Carnaval em modo criativo e amigo do ambiente:

 

Máscaras Reutilizáveis:

Use uma peça de roupa antiga para criar a base do seu disfarce de Carnaval e dê largas à imaginação: pode acrescentar ao disfarce ou máscaras materiais que tem em casa, como rolos de papel higiénico, tampas de garrafa, caixas de ovos ou outros recicláveis. Explore sua coleção de bijuterias antigas para encontrar contas, pedras ou outros elementos que possam ser aplicados à sua máscara.

Redução de Plástico:

Nas festas de Carnaval – em casa, nas escolas, na rua ou nas empresas, opte por utensílios reutilizáveis, como copos e talheres, para reduzir o consumo de plástico descartável. Considere, por exemplo, levar a sua própria garrafa de água reutilizável.

Reciclagem Responsável:

No fim da festa, não se esqueça de reciclar os materiais que utilizar. Coloque-os nos recipientes de reciclagem adequados.

Transporte Sustentável:

Priorize meios de transporte sustentáveis, como o transporte público, bicicletas ou caminhadas, para reduzir a pegada de carbono durante as deslocações para os eventos de Carnaval.

Passe a palavra nas Redes Sociais:

Partilhe as suas práticas sustentáveis nas redes sociais usando os hashtags #CarnavalConsciente #lifestyletest #MascaraSustentável.

Inspire os seus amigos e seguidores a adotarem hábitos mais ecológicos. Faça o Lifestyle Test e descubra formas personalizadas de tornar seu estilo de vida mais sustentável. Comprometa-se a implementar pequenas mudanças para um grande impacte.

 

Sobre o Lifestyle Test:

Desenvolvido em parceria com Entidades de 8 paises europeus incluindo a DECO no caso de Portugal, o Lifestyle Test é uma ferramenta inovadora que avalia a sustentabilidade em diversas áreas, oferecendo conselhos personalizados para um estilo de vida mais positivo e sustentável. Para mais informações sobre o Lifestyle Test, visite lifestyleTest.eu/pt

  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas