Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Estilista/Designer Isabel Lima leva Imagem Poética e Timbres de Ouro à 6ª Edição de ‘Viana está na Moda’

a11

“Viana está na Moda” volta para uma noite memorável, cheia de surpresas, num lugar especial, restituindo ao povo o que lhes pertence. É a primeira vez que uma designer se inspira na concertina, que anima os festivaleiros na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia. Será um desfile arrebatador com um olhar democrático de cultura, de como fazer cultura hoje.

 

Com ingredientes duma viagem intemporal, tendo como cenário a Estação Ferroviária de Viana, Largo da Estação dos Caminhos de Ferro, no dia 15 de agosto, pelas 22h30, com acordes da tradição, numa criação estética inteiramente nova, a Fashion Designer Isabel Lima, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, une o potencial dos tocadores da concertina ao desafio alargado na projeção de moda inspirada na estética da concertina.

 

PUB

Privilegiado o espaço de onde se iniciam os desfiles “Vamos para a Romaria”, nas Festas da Senhora d’Agonia, entre luzes e sons, com mais de 100 modelos na passarela, numa produção comprometida com os códigos da tradição e numa abordagem estética personificada, simbolicamente, nas transformações da cultura popular, reforça o pensar a moda, para além dos antigos conceitos estéticos, diferenciando-a com novas características.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Colocando na capacidade de fruir esteticamente um conceito, apropriando-se da concertina, que representa um “estilo em voga”, demonstrativo de um lugar na cultura contemporânea, e faz parte de um legado artístico, a designer numa “modelagem” versátil, com um “toque” poético dos tecidos em tons vibrantes, e “botões” que são jóias, desmistifica mudanças de paradigma e sublinha:

“Ninguém confunda a minha visão estética, ela situa-se entre o sentimento e a essência poética, solicitude tão característica da concertina, que impregna inspiração popular e que ao longo do tempo fez apologia à vida do povo. A configuração da “moda em questão” simboliza a imagem do povo, projeta um louvor aos tocadores de concertina, que são os anunciadores do “extase puro do povo” e das suas vidas, serve como um roteiro figurado na memória e como mensagem além fronteiras de Viana do Castelo”.

PUB

 

Embora a concertina faça parte de uma tradição excessiva, não só em Portugal, como fora dele, ela é histórica no que sugere e simboliza. A Designer investiga a História Social da Moda e o Fenómeno Musical na Vida das Populações Rurais, onde a performance da concertina entra.

 

PUB

Isabel Lima, é directora criativa de um curso de moda, na era em que o fenómeno da moda surge a uma velocidade vertiginosa, coloca a concertina, onde antes nunca figurou, num desfile de moda.

 

A estilita criou com orgulho uma moda identitária, destacando num desfile de moda o valor patrimonial do território, onde a “Mulher Vianesa é Rainha da Festa com Romance, e onde o Romance é a Quadra”,

 

PUB

Renovando com bom gosto o “sentir do povo” consolida e reforça a “Alma Vianense”.

UMA VIANENSE DE TALENTO:

https://www.minhodigital.com/search/site/Isabel%20Lima

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas