Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Estudo da POLIS poderá favorecer os pescadores do Rio Minho

Recentemente a Polis Litoral Norte submeteu ao POSEUR (Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) , uma candidatura tendo em vista a  realização do levantamento batimétrico e análise de sedimentos na Foz do Minho . Concretamente, o que se pretende é recolher informação para a posteriori se efectuar uma outra candidatura tendo em vista a dragagem do canal dos pescadores.

Segundo Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, pretende-se fazer «o levantamento do leito do rio e percebemos a qualidade da areia, porque a mesma vai ser encaminhada para a praia de Moledo.» Ainda segundo este edil, somente depois se avançará para a candidatura que poderá ir ao encontro de «reivindicação antiga dos pescadores de Caminha que trouxe já o presidente da APA a Caminha para reunir com a associação e a Câmara».

A candidatura efectuada pela Polis é designada como “levantamento hidrográfico e análise de sedimentos na foz do rio Minho com vista à alimentação artificial da praia de Moledo, enquanto intervenção de proteção costeira”. Segundo é avançado, estes trabalhos permitirão reforçar o cordão dunar na praia de Moledo enquanto primeira linha de defesa costeira, de forma a impedir o avanço do mar sobre a área urbana de Moledo e sobre a Mata Nacional do Camarido.

Esta candidatura de proteção do litoral – ações e materiais e ações que visam a produção de conhecimento, gestão da informação e monitorização – foi submetida ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) cujo eixo prioritário e objetivo temático é promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos.

PUB

Certo é que a dragagem do canal é uma velha reivindicação dos pescadores, entre outras que perduram no tempo.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

 

PUB

 

 

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas