Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Empreendedorismo na Educação – nasce a primeira Academia de Competências em Ponte de Lima, Viana do Castelo.

Nasce a 18 de setembro próximo em Ponte de Lima a primeira ACADEMIA DE COMPETÊNCIAS para crianças e adolescentes do ensino básico e ensino secundário, com um conceito diferenciador que a distingue de outros centros de estudo.


“Integramos as vertentes: desenvolvimento, aprendizagem e conhecimento, atuando da seguinte forma:

1) Estudo acompanhado [personalizado, com turmas pequenas de 3 a 5 alunos, para garantir que cada aluno recebe o apoio necessário].
2) Métodos e técnicas de estudo inovadores [ensinamos competências de estudo eficazes que vão além da memorização. Preparamos os seus filhos para aprenderem de forma autónoma e eficaz].
3) Desenvolvimento de competências socio afetivas [acreditamos que o sucesso abrange mais do que as notas dos testes. Ensinamos competências de comunicação, empatia, resolução de conflitos, entre outras para ajudar os seus filhos a prosperar em todas as áreas da vida].
4) Responsabilidade Social [atuamos ao nível social com crianças e jovens cujas condições socioeconómicas são mais desfavorecidas, oferecendo a uma criança de cada ciclo de ensinodo concelho de Ponte de Lima a frequência da Academia de Competências durante o ano letivo]”.

QUEM SOMOS

Vídeo de apresentação da Academia:
https://www.instagram.com/p/Cwm0N3WNDht/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA== Site: www.academiadecompetencias.pt
Facebook: https://www.facebook.com/academiadecompetencias.pt/
Instagram: https://www.instagram.com/academiadecompetencias.pt/
Localização: Avenida dos bombeiros voluntários, 243, 4990-344 Ponte de Lima

PUB

A NOSSA HISTÓRIA

A Academia de Competências surge após vários anos dedicados à conceção, desenvolvimento e implementação de programas de formação e desenvolvimento de competências em vários setores de atividade. As lacunas encontradas por exemplo, em processos de recrutamento e seleção de jovens que terminam a universidade demonstram que a Educação precisa de tornar as crianças e jovens mais despertas para o seu potencial como um todo. A Sociedade e nomeadamente a Educação foca-se no desenvolvimento das competências técnicas, deixando para segundo plano as competências comportamentais, quando ambas têm de conviver de mãos dadas. Não podemos dissociar as três linguagens, o pensar, sentir e agir. E é na fase de escolarização que as crianças e jovens têm de ter e sentir esta visão sistémica para se revelarem profissionais completos e consistentes.
Esta atuação ao nível cognitivo-comportamental e de forma individualizada, permite desbloquear as dificuldades dos alunos e intervir a vários níveis, focando-nos no que os poderá estar a impedir de alcançar bons resultados.
As nossas metodologias de diagnóstico e intervenção estão sintonizadas com o conhecimento científico atual e sua aplicação prática.
Temos também, no nosso ADN a vertente de responsabilidade social e por isso atuamos ao nível social com crianças e jovens cujas condições socioeconómicas são mais desfavorecidas, oferecendo a uma criança de cada ciclo de ensino os serviços de estudo acompanhado, métodos e técnicas de aprendizagem e desenvolvimento do domínio sócio afetivo do concelho de Ponte de Lima.

A NOSSA MISSÃO

Temos um conceito diferenciador. E em quê? Três características que revelam o nosso propósito:
1ª Para além do conteúdo que o aluno tem de aprender, valorizamos quando aprender e como aprender. Só trabalhando este trinómio conseguimos consolidar as aprendizagens e dar aos alunos ferramentas para enfrentar novos desafios.
2ª Adaptamos os nossos métodos de ensino e recursos para atender às necessidades individuais dos alunos, visando uma aprendizagem significativa e duradoura.
3ª Desenvolvemos o domínio socioafetivo – isto significa que identificamos as competências comportamentais que afetam o desenvolvimento, a aprendizagem e a aquisição de conhecimento, e agimos sobre elas. Esta característica vai para além do ensino tradicional, porque trabalha cognição, emoções e comportamento.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O QUE DISTINGUE A ACADEMIA DE COMPETÊNCIAS DE OUTROS CENTROS DE ESTUDO?

  • Se o seu filho é um bom aluno, mas precisa desenvolver competências socio emocionais, encontrará ferramentas que o ajudarão a integrar a cognição, emoções e comportamentos.
  • Se o seu filho ou filha tem um problema de atenção que o prejudica no desempenho escolar e rotinas diárias, poderemos em conjunto desenvolver estratégias que facilitarão o seu quotidiano.
  • Se o seu filho ou filha identifica as letras, mas tem dificuldade em diferenciar os sons e por isso dá erros ortográficos, possivelmente precisa de desenvolver a consciência fonológica.
  • Se o seu filho ou filha conseguem ler fluentemente, mas têm dificuldade de compreensão, o foco deverá ser no desenvolvimento da compreensão oral e lida.
  • Se o seu filho ou filha demonstra maior ansiedade na fase dos testes, poderá precisar de regular as suas emoções, ou seja, o domínio socio afetivo para que a desregulação das mesmas não se sobreponha ao seu desempenho escolar.

Na Academia de Competências, encontrará metodologias que atuarão de forma muito personalizada com o seu filho ou filha com o objetivo de transformar o seu percurso escolar num percurso que integre todas as vertentes e que lhes dê ferramentas para os desafios seguintes.

O QUE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES GANHAM EM FREQUENTAR A ACADEMIA?

• Conhecer os recursos de que dispõe.
• Desenvolver a autonomia e responsabilidade.
• Desenvolver métodos de estudo e adequar as técnicas de aprendizagem.
• Desenvolver competências socio afetivas.
• Desenvolver o equilíbrio entre a cognição, emoções e comportamentos.
• Consolidar o conhecimento.
• Desenvolver estratégias lhe serão úteis para fazer face a adversidades e desafios seguintes, como a resolução de problemas, regulação das emoções, gestão de conflitos, gestão do tempo, entre outras.

PUB

SERVIÇOS

• Estudo acompanhado.
• Métodos/técnicas de aprendizagem e desenvolvimento do domínio socio afetivo (incluído em todos os planos).
• Explicações individuais presenciais ou online.
• Preparação para provas finais presenciais ou online.
• Psicologia clínica da infância e adolescência.

CURRÍCULO VITAE

Filomena Francisco é empresária, formada em Psicologia das Organizações e com especialização em Psicologia Clínica da Infância e Adolescência. A par com outros projetos empresariais, funda a Academia de Competências com o foco em crianças e adolescentes do ensino básico e ensino secundário na qual é diretora,
Diferencia-se pelo “estilo” pragmático com que encara os projetos – Alinhamento Estratégico, Plano de Ação e Resultado e por acreditar que a mudança começa nas Pessoas! E neste projeto em concreto, por acreditar que o investimento nas crianças e adolescentes é a base para uma sociedade mais inclusiva e mais próspera.
Com 20 anos de experiência a desenvolver e implementar, em empresas, projetos estratégicos de Gestão da Mudança ligados ao ciclo da Gestão de Pessoas [Atrair, Integrar e Desenvolver, Desempenho, Retenção], aprendeu a “caminhar de uma forma mais profunda” com as Pessoas e a perceber a necessidade de profissionais mais completos que conjuguem a cognição, emoção e o comportamento.
Possui experiência em vários sectores económicos para além da Educação/Formação nomeadamente, Engenharia e Construção, Aeronáutica, Serviços, Restauração, Retalho Alimentar, Tecnologias de Informação.
Outros projetos:
Fundadora e CEO, desde 2016, da Be Valuable – Recursos Humanos & Coaching Executivo: desenvolve projetos no âmbito de Recursos Humanos, Formação/Educação e Coaching Executivo para vários clientes: INDEG-ISCTE, Nestlé, Zyrgon, TejoAccount, Clínica Metamorfose, Blueoffice – Engenharia e Construção, IRN – Instituto dos Registos e Notariado, APFM – Associação Portuguesa Facility Management, SKillsGym.
Formação:
Licenciada em Psicologia das Organizações pelo ISEIT – Instituto Piaget; Pós-Graduada em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Pós-graduação em Liderança e Pós-graduação em Gestão da Mudança pela Católica Lisbon School of Business and Economics; Certificada em Coaching Executivo pela International Coaching Federation; Pós-Graduadaem Sexologia Clínica pelo Instituto Superior Psicologia Aplicada. Mestrado em Psicologia Clínica da Infância e Adolescência pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (dissertação final).

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas