Exposição “Retroexpetativa” apresenta obra gráfica de Gémeo Luís

Comunicado de Imprensa

Foi inaugurada, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a exposição “Retroexpetativa”, obra gráfica editada em livros, revistas, jornais e objetos da autoria de Gémeo Luís. O Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, marcou presença na inauguração da mostra que fica patente até 30 de junho na biblioteca vianense.

A exposição fica, assim, disponível para ser apreciada pela comunidade vianense e, sobretudo, pelos mais interessados pelas artes (incluindo os professores e alunos).

Gémeo Luís, pseudónimo do artista Luís Mendonça, é um dos grandes autores a juntar-se à galeria dos convidados. Ao ilustrador e design brilhante, acrescenta-se a sua atividade enquanto professor empenhado no exercício criativo de ensinar os seus alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sobrando-lhe ainda energia para a difícil tarefa de editor.

A sua obra é amplamente conhecida e premiada em Portugal e no estrangeiro, e tem ilustrado autores consagrados e novos autores. Tem trabalho publicado em diversas editoras, jornais e revistas de referência. Desenvolve ilustração na diversidade de meios, materiais, escalas e contextos.

É membro do ID+ Instituto de Investigação em Design Media e Cultura e da ELOS – Associação Galego – Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade de Santiago de Compostela.

Com atividade multifacetada e premiada, desenvolve trabalho multidisciplinar nos domínios do Design de Comunicação, Design de Produto, Design Social, Empreendedorismo, Ilustração, Cenografia, Arquitetura, Museografia ou Escultura.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Da curadoria à edição, da escultura público ao produto industrial, das oficinas tradicionais à tecnologia contemporânea, desenvolve projetos marcados pela transversalidade.

Colabora regularmente com instituições culturais, bibliotecas, escolas, museus, na realização de palestras e workshops. Está representado em coleções públicas e privadas, dentro e fora do país.

Iniciado em 2013, de forma ininterrupta este projeto de exposição de obra gráfica na Biblioteca Municipal tem-se mantido ativo e bem vivo graças à sua recetividade e ao acolhimento da comunidade e de muitos que visitam a biblioteca vianense expressamente para estas exposições.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

press@maniadigital.pt

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas