Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Falhas de segurança em caminhos públicos junto a pedreiras de Viana do Castelo

Comunicado de Imprensa
Logotipo bloco de esquerda be

As áreas de extração de caulino concessionadas pelo Estado à empresa Motamineral – Minerais Industriais SA constituem um perigo iminente para a segurança de pessoas e animais que circulam nos caminhos florestais que circundam e atravessam aquelas áreas.

 

Situadas na confluência das freguesias de Alvarães, Vila de Punhe e União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, concelho de Viana do Castelo, e freguesia de Fragoso, concelho de Barcelos, as pedreiras de caulino atingem dezenas de metros de profundidade, encontrando-se algumas delas cobertas de água.

 

A falta de sinalização nas áreas de aproximação aos trabalhos das pedreiras, bem como a total ausência de vedação e proteção junto ao limite superior das áreas de escavação circundadas e atravessadas por caminhos florestais, constitui uma séria ameaça à segurança das pessoas que utilizam aqueles caminhos. Diariamente, dezenas de pessoas circulam ali a pé, de bicicleta, automóvel ou motociclo, por motivos lúdicos ou para se deslocarem até às áreas agrícolas, apícolas ou zonas residenciais que existem nas imediações.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Conforme disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 340/2007, de 12 de outubro, é obrigatória a sinalização da aproximação aos trabalhos das pedreiras enquanto dura a exploração mineira. No mesmo artigo, o decreto-lei determina que “os limites da área licenciada de uma pedreira devem estar devidamente sinalizados e, sempre que possível, vedada a área circunscrita à pedreira.” Também “as bordaduras da escavação onde tenham finalizado os trabalhos de avanço do desmonte devem obrigatoriamente ser protegidas por vedação de características adequadas às condições próprias do lugar.”

 

Ora, o Bloco de Esquerda considera urgente solucionar as falhas de segurança existentes, conforme previsto na lei, designadamente nas áreas de aproximação às pedreiras, bem como nos caminhos florestais que as circundam e atravessam, de forma a salvaguardar a segurança das pessoas e animais que circulam no local. O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre esta situação. 

 

O Bloco quer saber se o Governo tem  conhecimento da situação, se as entidades competentes realizaram ações inspetivas à área de exploração mineira e que medidas prevê o Governo adotar para salvaguardar a segurança de pessoas e animais que circulam nos caminhos florestais que circundam e atravessam a área de pedreiras. 

 

(Pergunta em anexo, ao lado direito)

 

Distrital do Bloco de Esquerda Viana do Castelo

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas