Ciclismo: David Mayo e Flávia Lopes triunfam no coração do Alto Minho

O espanhol levou a melhor sobre os adversários mais directos e venceu destacadamente o Viana Granfondo by KTM, que se disputou esta manhã na capital do Alto Minho.

David Mayo (Love Tiles) completou a tirada de 152 km com o tempo de 4h08m28s, passando a liderar o Troféu Superprestígio Bikeservice. Em femininos, a vitória na distância “rainha” foi assegurada por Flávia Lopes (Vasconha), que cruzou a meta instalada na marginal de Viana do Castelo já com o cronómetro a marcar 5h14m50s.

A vitória de David Mayo começou a desenhar-se na subida para a Serra d’Arga, estavam percorridos 108 km. Na sua roda seguia o vianense David Vaz (ind.), o único dos ciclistas do grupo de duas dezenas de elementos que conseguiu aguentar o ritmo forte imposto pelo espanhol à entrada para o início da subida ao Extremo (75 km).

PUB


David Vaz acabaria a integrar o restrito grupo que perseguia a frente da corrida, onde seguiam quatro elementos da equipa do líder. Com David Mayo a dilatar a vantagem nos quilómetros finais, faltavam apurar os restantes lugares do pódio. No sprint final e já a 2m30s do vencedor, Jorge Mariz (Penacova) e Diogo Graça (Love Tiles) foram os mais fortes, sendo 2.º e 3.º classificados, respectivamente.
O triunfo de Flávia Lopes no granfonfo foi mais apertado. A atleta da formação de Vouzela (Vasconha BTT) perdeu tempo precioso na aproximação à meta e foi por apenas dois segundos que Daniela Pereira não surpreendeu a adversária. Ainda assim, a atleta da formação Brinox arrecadou o número de pontos suficiente para continuar na liderança do Superprestígio, distância granfonfo. Com 5h42m18s, Ana Frias (Love Tiles) entrou para o 3.º posto.
No mediofondo e após um sprint disputadíssimo decorridos que estavam 97 km, Gonçalo Filipe (Penacova) repetiu a vitória conseguida há três semanas, em Elvas, no EuroBEC Granfondo. Com o mesmo registo (2h39m47s), Diogo Pereira (Lacoviana) e Tiago Teixeira (DBL Bike) asseguraram, respectivamente, o 2.º e 3.º lugares.
Na categoria reservada às senhoras, Ilda Pereira (Penacova) impôs-se sobre as adversárias e triunfou no mediofondo com um registo importante face aos corredores masculinos: 2h58m54. Para os restantes lugares do pódio entraram Marlene Seara (Brinox) e Ana Sobreira (Love Tiles), a 13m24s e 20m11s da vencedora.

Com estes resultados, Gonçalo Filipe e Marlene Seara mantiveram a camisola amarela, símbolos da liderança no Troféu Superprestígio (medifondo).
Com a marca de 1h51m19s, Fábio Abreu foi o mais forte nos 71 km do minifondo. O atleta da Proteu segurou, assim, o comando do Superprestígio, já que, à semelhança de Gonçalo Filipe, também ele saiu vencedor do EuroBEC. Na 2.ª e 3.ª posições, separados por 24 segundos mas já a mais de um minuto do líder, ficaram Marco Correia (Bolflex) e Pedro Borlido (Bikepoint).
Em Viana do Castelo, Mónica Hernández (ind.) foi 2.ª classificada (2h12m30s), sendo superada apenas por Fátima Cardoso (Proteu), que cortou a meta com 2h04m53s. O resultado permitiu, todavia, à atleta espanhola continuar com a camisola amarela do Superprestígio. Carina Rodrigues (Love Tiles) repetiu o resultado da prova inaugural (EuroBEC) e entrou para o último lugar do pódio com o tempo de 2h17m28s.
A maior competição de ciclismo amador de Portugal regressa à estrada a 5 de Maio, no Peso da Régua, com a realização do Love Tiles Douro Granfondo.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

Junte-se a nós todas as semanas