FBAC promove quatro ações de formação em 2024 para profissionais da cultura

Por forma a colmatar a carência de oferta formativa na região, promover a qualificação, valorização e dignificação do trabalho dos profissionais da cultura e dos museus, a FBAC vai promover quatro ações de formação em 2024. As sessões são gratuitas, carecem de inscrição e decorrerão maioritariamente em formato presencial.  

Tendo em conta a elevada participação em edições anteriores e reforçando o seu papel como entidade comprometida com a qualificação dos profissionais do setor da cultura e da museologia em particular, a FBAC vai dar continuidade ao seu programa formativo em 2024 com sessões dedicadas às temáticas do financiamento para as artes, da internacionalização de equipas dos museus, do planeamento e produção de exposições e da relação entre os museus e a educação.

No dia 2 de fevereiro será promovida a formação online “Oportunidades e captação de financiamento às artes”, por Joaquim Jorge, do GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais. A sessão terá a duração de 3 horas e pretende fornecer informação específica sobre: os principais programas de financiamento nacionais e europeus na área da cultura, das artes e do património cultural; posicionamento estratégico; identificação de oportunidades e parceiros; interpretação dos avisos de abertura de candidatura e convites e capacitação das pessoas e das organizações para trabalhar em rede.

Já em formato presencial, no Fórum Cultural de Cerveira, a 11 e 12 de abril, Joaquim Jorge ministrará a ação de formação “Estratégia de internacionalização das equipas dos museus”, num total de 9 horas. A sessão terá como objetivos: fornecer informação específica sobre os principais programas de mobilidade para a aprendizagem disponíveis para os elementos das equipas das instituições da cultura e dos museus; capacitação das organizações e das pessoas para trabalhar em rede; definição e desenho de um plano estratégico à escala europeia; identificação de oportunidades e parceiros internacionais, análise e interpretação dos avisos de abertura de candidatura e os convites.

Catarina Providência e Gabriela Casella, sócias fundadoras da Cariátides, produção de projetos e eventos culturais lda, serão responsáveis pela formação “Planeamento e produção de exposições”, que decorrerá a 18 de outubro em formato presencial. Nesta formação serão abordadas diversas temáticas que vão desde a curadoria, recolha de conteúdos iconográficos e audiovisuais, preparação de textos e experiências multimediais até à produção e gestão de projeto, de forma a responder com equilíbrio ao rasgo criativo do design expositivo, às necessidades do promotor e à disponibilidade financeira do projeto. Em síntese uma “viagem”, com base em muitos projetos realizados, que vai desde a conceção até à inauguração.

Por último, no dia 11 de novembro, decorrerá igualmente em formato presencial a sessão “Museus e Educação” orientada por Samuel Guimarães, coordenador do Serviço Educativo do Museu do Douro e investigador colaborador no LABEA Laboratório de Investigação em Educação Artística do I2ADS. Ao longo das 6 horas de trabalho presencial serão trocadas experiências relevantes na cena nacional e internacional da educação atenta aos campos da mediação crítica e decolonial. O que podemos fazer juntos e o que podemos não fazer são motes para pensar a nossa atuação na educação no sector cultural e o nosso lugar da dúvida como gatilho para acessos necessariamente mais democráticos às práticas culturais e artísticas dos lugares onde vivemos ou trabalhamos. 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

De referir que a iniciativa é promovida no âmbito da candidatura “És Livre? Novos olhares sobre coleções e criações para pensar a Arte e a Liberdade” (2023 – 2026 – Apoio Sustentado – Artes Visuais Criação e Programação), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Formações:

2 de fevereiro 2024

“Oportunidades e captação de financiamento às artes” (3 horas, formato online)

Formador: Joaquim Jorge

Online: 14h00-17h00

Mais informações

 

11 e 12 de abril 2024

“Estratégia de internacionalização das equipas dos museus” (9 horas, formato presencial)

Formador: Joaquim Jorge

Horário: 11 de abril – 10h00-13h00; 14h00-17h00

12 abril – 10h00-13h00

Mais informações

 

18 de outubro 2024

“Planeamento e produção de exposições” (6 horas, formato presencial)

Formadoras: Catarina Providência e Gabriela Casella

Horário: 10h00-13h00; 14h00-17h00

Mais informações

 

11 de novembro 2024

“Museus e Educação” (6 horas, formato presencial)

Formador: Samuel Guimarães

Horário: 10h00-13h00; 14h00-17h00

Mais informações

 

Mais informações e inscrições

  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho

Junte-se a nós todas as semanas