Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Festas de Darque «são sempre» religiosas

Jose Lima, presidente da Comissão das Festas de Darque que se realizaram na semana passada, declarou ao MD  que as festividades «são sempre planeadas com um ano antecedência» e que «sendo sempre religiosa, trata-se de um ponto alto».

Para o presidente «a parte do profano é emblemática porque é nesses momentos que as pessoas manifestam o seu bairrismo», e nós procuramos ir ao ‘fundo das malas’ buscar as histórias que os mais novos não conhecem».

«Ao longo destes anos fazemos o Cortejo com temas diferentes e, por isso, tem evoluído, enriquecido». Há muitas pessoas que «não dão as caras mas que trabalham em toda esta logística», desde a Procissão, fogo de artifício, concurso de aventais, recital de poesia de matriz cristã pelo Teatro Noroeste, fados, arraiais nocturnos, arruadas de concertinas, e nomeadamente a actuaço de Quim Barreiros a que assistiram milhares de pessoas. «Só por muito bairrismo e amor à terra conseguimos esta mobilização~em termos organizativos, com os resultados conhecidos em toda a sua grandiosidade». Admite que tudo isto «causa muita fadiga, são muitas noites sem dormir». O presidente destaca e mostra-se reconhecido não só a esses colaboradores sem visibilidade, como a todos os empresários, comerciantes, a todos os Darquenses, à Comissão Administrativa da Junta de Freguesia e às autoridades eclesiásticas.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

PUB

PUB

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas