Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Fim-de-semana preenchido com música e exposição de fotografia em Ponte de Lima

orquestra_matosinhos_mupi_

A encerrar as Comemorações do Dia de Ponte de Lima, cuja Sessão Solene decorreu no passado dia 4 de março, o Teatro Diogo Bernardes recebe, no dia 8 a Orquestra Jazz de Matosinhos; dia 9 Sara Correia presenteia a plateia com uma grande noite de Fado, e no dia 10, a Banda do Exército – Destacamento do Porto animará a Vila.

 

Para além da oferta a nível musical, em paralelo, no espaço do bar do Teatro Diogo Bernardes, estará aberta a exposição de fotografia Públicos do TDB, da autoria de Miguel Estima, patente até dezembro, e que contou com a colaboração da espectadora atenta Salete Calvinho. Trata-se de um apanhado de memórias, sons, cenas e cenários, juntamente com a espera do público que atende aos espetáculos no Teatro Diogo Bernardes e lhes dá, assim, vida, para além dos espetáculos, em si. As imagens permitem revisitar o espaço temporal nos espetáculos que o TDB apresentou entre fevereiro e maio de 2014.

Quanto à música, é já esta noite, 8 de março, por volta das 22 horas que tem lugar Big Bands: Do Ballroom à Sala de Concerto – Uma viagem pelos tempos do jazz com a Orquestra Jazz de Matosinhos, integrado num conjunto de concertos pedagógicos, contando com a apresentação do seu autor e crítico de jazz Manuel Jorge Veloso, colocará em evidência a importância que as big bands tiveram na História do Jazz, enquanto formação instrumental indissociável da evolução dos vários estilos jazzísticos.

PUB

A 9 de março sobe ao palco Sara Correia, numa Noite de Fado que promete ficar na memória de todos. Sara Correia acaba de lançar o seu álbum de estreia, homónimo, criado em parceria com o produtor Diogo Clemente. Aos 13 anos consagrou-se vencedora da Grande Noite do Fado e, logo de seguida, foi convidada para cantar numa das mais míticas casas de fado da cidade, a Casa de Linhares. Aí teve o privilégio de cantar e aprender ao lado de grandes nomes como Celeste Rodrigues, Jorge Fernando, Maria da Nazaré, entre outros. Além das casas de fado, Sara Correia já atuou em grandes palcos como o Centro Cultural de Belém, os festivais Caixa Alfama e Caixa Ribeira e foi convidada para cantar no Concerto por um Novo Futuro, na maior sala de espetáculos do país, a Altice Arena. Talento para comprovar às 22 horas.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Por fim, no dia 10, com entradas gratuitas, limitadas a 2 por pessoa até esgotar a lotação da sala, terá lugar o Concerto da Banda do Exército – Destacamento do Porto. A Banda do Exército – Destacamento do Porto, é criada como consequência das várias transformações e reestruturações levadas a cabo, na organização do Exército Português, desde o início do séc. XIX até aos dias de hoje. Assim, é legítima herdeira das tradições históricas das antigas bandas militares, sediadas na cidade do Porto, nomeadamente a Banda Militar do Regimento de Infantaria N.º 18, Banda Militar do Regimento N.º 6, Banda da Região Militar do Norte, Banda Militar do Porto e demais designações estabelecidas por via das várias reorganizações, ao longo dos tempos, da música militar no Exército. Para além das atividades estritamente militares, foi ainda designada para representar o Exército nos festivais de bandas militares, tendo efetuado “Tattoos” nas cidades do Porto, Coimbra, Évora, Braga e Maia. Passaram por esta banda os mais ilustres maestros de bandas militares, sendo de destacar, os já desaparecidos: Capitão Domingos Caldeira, primeiro maestro de que se tem conhecimento, Capitão João Carlos de Sousa Morais, talentoso maestro e compositor, cujas obras se têm mantido através dos tempos nos mais variados programas de concerto e o Capitão Carlos Soares de Oliveira, maestro ainda hoje muito recordado e tido como referência no contexto de grandes maestros militares. Desde setembro de 2018, é chefiada pelo Tenente Chefe de Banda de Música, Artur António Duarte Cardoso.

PUB

 

B

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas