Inauguração da 2ª fase da requalificação da EB2,3/S marca primeiro dia de aulas

O início de um ano letivo acarreta sempre mudanças de vária índole e, este ano, os cerca de 600 alunos que frequentam a EB 2,3/S de Vila Nova de Cerveira vão ser confrontados com uma novidade.

Concluídas as obras de requalificação (2ªfase), o executivo municipal liderado por Rui Teixeira agendou a inauguração para o primeiro dia oficial de aulas, segunda-feira, 18 de setembro, de forma a contar com aqueles que vão beneficiar diretamente da modernização e melhorias das condições das infraestruturas de ensino, num investimento na ordem dos 2.7ME. Entretanto, a Câmara Municipal já trabalha numa 3ª fase, no âmbito da eficiência energética e das medidas de segurança contra incêndios nos espaços não intervencionados.

Concretizada entre 2022 e 2023, a 2ª fase desta empreitada resulta na construção de raiz de um edifício designado como Centro de Recursos composto por biblioteca/auditório com capacidade para 119 lugares sentados, na ampliação do espaço de refeitório, na cobertura dos corredores de circulação e dos espaços de recreio exteriores, na criação da ‘sala do futuro’ com uma forte componente tecnológica e na relocalização dos espaços da sala de professores e da sala de direção, em resultado da biblioteca deslocar-se para o centro de recursos, bem como no reforço das condições de segurança e de acessibilidades.

O investimento associado a esta 2ª fase ultrapassou os 2ME inicialmente previstos, atingindo os 2.7ME (dos quais cerca de 2ME foram financiados pelo Programa Operacional Regional do NORTE 2020 e pelo Ministério da Educação). Durante o decorrer da obra foram identificados constrangimentos que o projeto não contemplava, designadamente, a remodelação da cozinha, a requalificação das infraestruturas exteriores de abastecimento de água, esgotos e águas pluviais, a construção da rede de ligação ao gás natural, o tratamento dos campos de jogos, entre outros. Pelo caráter urgente, a Câmara Municipal anuiu a todas estas solicitações, o que implicou a alocação de verbas do orçamento municipal.

A cerimónia de inauguração da 2ª fase decorre esta 2ª feira, 18 de setembro, pelas 10h00, com o descerrar da placa evocativa ao momento, seguindo-se uma visita guiada pelo arquiteto responsável pela obra. Já no novo Auditório decorrerão as intervenções do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e do Diretor do Agrupamento de Escolas, Artur Venceslau Teixeira, acompanhadas pela atuação musical protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão.

De salientar que ao longo dos seus 25 anos de existência, o atual edifício não tinha sido alvo de qualquer tipo de intervenção, pelo que já não dispunha das condições necessárias e adequadas às exigências e expectativas de um serviço educativo moderno. Assim, a 1ª fase da intervenção decorreu em 2018, correspondendo à retirada de todo o amianto, à construção da nova portaria na entrada sul e à melhoria das condições de conforto térmico. O investimento foi de aproximadamente 400 mil euros (dos quais cerca de 100 mil euros foram financiados pelo Programa Operacional Regional do NORTE 2020 e pelo Ministério da Educação).

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Concluída a 2ª fase, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira já está a encetar as diligências necessárias por forma a conseguir comparticipação financeira para avançar com uma 3 ª fase que incidirá na eficiência energética, na remodelação das redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais interiores e na implementação das medidas de segurança contra incêndios nos espaços não intervencionados.

  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Cerveira
Receba as últimas notícias

Assine a nossa Newsletter semanal!

Enviámos-lhe notificações dos artigos recentes