O Município de Ponte de Lima integra o projecto de investigação que visa mapear, reconhecer e implementar as melhores práticas ao nível da gestão de marcas territoriais em Portugal, liderado pelo CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School | ISCAC.
Este projeto denomina-se de Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais e assume-se como uma plataforma e programa estruturado inédito para a qualificação dos territórios nos domínios do branding e do marketing territorial, despertando instituições e profissionais para processos consistentes e continuados de desenvolvimento de marcas territoriais. Nesta fase inicial, o projeto é direcionado para municípios e prevê o reconhecimento público e validação científica do seu compromisso e trabalho desenvolvido neste âmbito, a nível estratégico e operacional.
Segundo explica Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, “uma equipa de especialistas avaliará o estado de maturidade das respectivas marcas territoriais através de uma matriz de critérios subdivididos por cinco eixos de atuação que vão desde a governação à identidade e percepção da marca”.
A matriz foi desenvolvida por docentes e investigadores ao longo dos últimos dois anos e teve como base diversos casos de estudo nacionais e internacionais. Segundo as entidades promotoras do projeto, o que se pretende é criar um referencial científico ao nível da gestão de marcas territoriais e apoiar os municípios na detecção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing territorial.
PUBO Município de Ponte de Lima integra este projecto que cruza “duas realidades indissociáveis no contexto da competitividade actual, a investigação científica e a aplicabilidade prática ao nível dos territórios”.
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