Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

‘O Mundo ao Contrário’ em Paredes de Coura

Novo circo, animação de rua, teatro, música e robótica têm animado esta semana Pareds de Coura e vão continuar até domingo!

Clique e veja o vídeo:

 https://drive.google.com/file/d/1AT762-znUfJFdggiODHiMJBoW-JxA2Sa/view

 

PUB

Frutillas con Crema (Chile), Jump (Bélgica), Menzo (Argentina), Andrea Farnetani (Itália), Didier Théron (França), Fraser Hooper (Inglaterra), Sílvia Barbosa (Portugal), Cirk About It (Espanha), Jashgawronsky Brothers (Itália), Onewoman Company (Alemanha), Bledam Oz (Austrália/Inglaterra), Circo Ativo (Espanha) e Lusco e Fusco (Espanha), bem como as bandas dos portugueses Fanfarra Bizarra e Irmãos Esferovite prometem voltar a proporcionar muita magia, sonhos e fantasia a todos quantos vão passar por Paredes de Coura no fim de semana de 27, 28 e 29 de julho, para mais uma edição de ‘O Mundo ao Contrário’.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Ao longo de uma semana, de 23 a 29 de julho, as ruas e largos desta bonita vila no coração do Alto Minho ganham uma animação sem igual e convidam a participar e assistir a espetáculos de teatro, música, novo circo, cinema, animações de rua, residências artísticas, instalações e oficinas, numa iniciativa dirigida a toda a família e com entrada livre. Organizado pelo Município de Paredes de Coura, ‘O Mundo ao Contrário’ reúne artistas nacionais e estrangeiros que transportam os participantes para um mundo ao contrário onde o riso, o deslumbre, a fantasia, a criatividade, o risco e o absurdo assumem um lugar especial na imaginação dos pequenos e graúdos.

Um leque de excelência de artistas do fantástico e promotores de sonhos trazem ao público de todas as idades a oportunidade de sorrir e até integrar os espetáculos, transformando o óbvio em incompreensível, o real em fantasia pelo que virar tudo ao contrário é nestes dias possível. Têm de ter a capacidade de sonhar e imaginar. Entrem neste mundo de fantasia. Visite Paredes de Coura, que por estes dias também sugere oficinas de artes plásticas, construções LEGO®, robótica, pinturas faciais e leitura que proporcionam a grandes e pequenos liberdade à imaginação e criatividade.

PUB

Residências artísticas, oficinas, instalações e construções em LEGO®

As residências artísticas, asseguradas por Gonçalo Fonseca — ator e criador das Comédias do Minho –, decorrerão durante a semana, de 23 a 27 de julho, no Centro Cultural, e destinam-se sobretudo aos jovens que vão criar o espetáculo ‘Um Conto ao Contrário”, que tal como no ‘O Mundo ao Contrário’ também vai virar tudo de pernas para o ar. Mas também há o “Livro do Telhado”, oficina de artes plásticas, numa criação de Rita Nicolau, bem como os contos e cantos da minibiblioteca com a Contadeira.

PUB

A imagem do evento e a instalação artística ao longo da rua principal de Paredes de Coura, em construção durante a semana pelas mãos de Madalena Martins, trazem à vila uma nova estética que promete também marcar a diferença.

As oficinas de movimento, robótica e impressão 3D, mas também construções em LEGO® e artes plásticas acrescentam valor a um programa recheado de talento e animação. Por exemplo, no âmbito da robótica e impressão 3D, a Oficina My Robotic Toy propõe uma viagem ao passado com um salto ao futuro tecnológico. Os participantes são convidados a experimentar as consolas de jogos dos anos 80, a criar o seu próprio brinquedo robótico com recurso a impressão 3D e sistemas eletrónicos simples.

Já a oficina “Arte em Peças” – Comunidade 0937 vai decorrer na Caixa de Brinquedos, enquanto a “Ludothéca”, no âmbito dos 10 anos da geminação entre Paredes de Coura e a cidade francesa de Cenon, propõe uma oficina de jogos de tabuleiro, jogos de grandes dimensões, jogos virtuais e um ciber espaço. As pinturas faciais assinadas por Celina Sousa marcam mais uma vez presença, enquanto no fim de semana dos dias 27, 28 e 29 de julho as ruas de Paredes de Coura são percorridas por um divertido comboio turístico, como que se dando a conhecer a miúdos e graúdos os cantos e recantos desta nossa bonita vila, entre muitas outras propostas para rir e divertir, num evento muito especial, onde se vira “de pernas para o ar” a rotina e a rigidez, permitindo que reine o inesperado e a fantasia.

PUB

ESPETÁCULOS E ANIMAÇÃO DE RUA

 

Jump – Bélgica

Um pugilista acabado que acalenta o sonho de se tornar um super-herói convida-nos a entrar no seu mundo de poesia, emoções e circo. A ligação com o público, a improvisação e o humor são as pedras-chave deste espetáculo. Um chapéu, uma bola de cristal e uma BMX difícil de controlar são elementos essenciais nesta hilariante viagem visual e auditiva.

 

Frutillas con Crema – Chile

Petit é um espetáculo que nos diz que “É tempo de sermos crianças de novo!”, “É tempo de brincar!” Sem palavras, recorrendo apenas à linguagem universal dos gestos, lembra-nos quão importante é a simplicidade. Um abraço, um sonho ou uma gargalhada não podem ser traduzidos ou substituídos por palavras, mas são universalmente compreendidos. Petit usa a linguagem dos gestos, da ação e da transformação que nos provoca o riso ou até uma lágrima. Petit convida-nos a unirmo-nos, a brincarmos, a caminharmos juntos, a sonharmos como uma criança.

 

Menzo  – Argentina

Menjunjes, palhaço profissional, artista de rua e escritor nascido aos 0 anos de idade em Buenos Aires, Argentina. Com o seu show “Menjunjes” esteve presente em mais de 70 festivais internacionais de rua, teatro e circo percorrendo cerca de 25 países nos últimos 12 anos. 

 

Andrea Farnetani – Itália

“Trick-nic”, vencedor do Pavé d’Or no Festival de Artistas de Rua, em Vevey (Suíça), é um piquenique de truques e habilidades, cuja estética é inspirada na clássica toalha de mesa quadriculada vermelha e branca, presente compulsivamente em todos os elementos de cena. Um espetáculo silencioso, “Trick-nic” promove uma ligação lúdica e íntima, direta e sensível com o público, que por sua vez compartilha a dor nos infortúnios do palhaço e a euforia nos sucessos. “Trick-nic” é um espetáculo que homenageia tanto o palhaço tradicional como o contemporâneo e que cria verdadeiros laços de amor e de carinho entre o ator e o espetador.

 

Didier Théron – França

La Grande Phrase. Frágeis e bem-humoradas, em corpos de movimentos incertos, formas infladas, as personagens fazem descobertas imprevisíveis e estranhas. As nossas dúvidas e certezas são questionadas através de escárnio permanente que, por sua vez, cria uma nova forma de dança. Experimentar a deformação misturada com o movimento leva a novos campos de perceção e novas emoções nascem dessas situações delicadas.

 

Fraser Hooper – Inglaterra

Boxing. Pela primeira vez na história, o Mais Temível Pugilista, Fraser Hooper, ousará desafiar todos os adversários em três assaltos de um combate de pura comédia. Um espetáculo inevitável para todos os fãs do desporto e da comédia. Consiga um lugar privilegiado e assista a uma estrondosa performance de causar dores de barriga.

 

Sílvia Barbosa – Portugal

Arco da velha. Penélope é uma velha bordadeira que costura as suas aventuras. Ela escorrega pelo monte e desagua no mar, ela costura as ondas onde mergulha e dá a volta ao mundo. No meio do fio que borda, Penélope vai encontrando as linhas em que o Planeta se cose. E tu, como bordas a tua terra? A Penélope viaja e vê o mundo através da sua agulha e da sua linha. O seu arco é costurado pelas suas aventuras. É do Arco-da-Velha!

 

Cirk About It – Espanha

O apartamento. Quando o circo é o protagonista na sala de qualquer casa tudo pode sair da normalidade e converter-se em excecional. Cirk About It apresenta uma situação quotidiana, como seja a convivência num apartamento, para explicar como a rotina pode ser alterada facilmente, juntando simplesmente umas gotinhas do melhor circo.

 

Jashgawronsky Brothers – Itália

POPBINS. A evolução do Jash! Tudo salta dos caixotes! Tudo tem som e a música pop espalha-se como lixo. De vassouras a baldes, de caixotes do lixo a raladores e papel higiénico, de resíduos secos a húmidos. É um espetáculo onde a invenção se torna música e os objetos comuns adquirem uma nova dimensão fantástica e cómica. Nada é criado ou destruído, apenas transformado. Mas a questão é: o pop é lixo ou o lixo é pop? Não perca a próxima “Folie”!

 

Didier Théron – França

Air. Corpos inflados, gigantescos e desproporcionais. Estruturas de látex respondem a impulsos. O ar aprisionado cria formas e imagens surpreendentes. Dançarinos infláveis tornam-se um verdadeiro caleidoscópio de formas em movimento. O ar é um elemento que circula em torno do enorme e incomum tamanho dos dançarinos hipertróficos que nos impelem a desafiar a visão do que é humano, a repensar o mundo, talvez mesmo a vê-lo em uma perspetiva diferente.

 

Onewoman Company  – Alemanha

A Caixa de música. A rotina de uma boneca numa caixa de música leva-a a criar um plano de fuga. Nós, os espetadores, somos testemunhas e participantes neste plano imaginário. Quem disse que as caixas de música só fazem rir e sonhar as crianças? Este espetáculo provocador, dominador, rítmico e com um humor inesperado mostra que até a música clássica e o ballet podem ser representados em teatro de rua.  O espetáculo não é uma série sucessiva de acrobacias ou números perigosos, senão uma ficção que cativa a audiência. A história duma personagem que rompe barreiras e que se atreve a viver. Os espetadores esquecem-se dos seus quotidianos e voltam a casa com novo ar.

 

Bledam Oz – Austrália/Inglaterra

Big Mob é uma majestosa passeata de 4 homens-mola. Um pop up que funde a arte performativa fortemente coreografada com a fascinante e frequentemente hilariante interação com o público. Esta cativante passeata tornou-se numa presença obrigatória em festivais e eventos empresariais por todo o mundo, combinando explosões de energia hilariante com a agradável participação divertida do público.

 

Circo Ativo – Espanha

CIR COO. Espetáculo baseado na história do encontro de três personagens numa pista: o artista de circo orgulhoso e decadente, o seu inútil, mas sonhador ajudante e uma fresca, habilidosa e espontânea jovem criando uma atmosfera onde o absurdo e o cómico se misturam com as mais refinadas técnicas circenses.

 

Circo Ativo – Espanha

Aire. Com um mastro de 5 m de altura, um balde, um microfone e fato de macaco, o clown Iván Alone transforma o espaço cénico envolvendo o público para alcançar o seu objetivo: construir um circo do ar e apresentar o seu grande número circense. Um espetáculo sem palavras onde o absurdo do clown se encontra com o virtuosismo do acrobata.

 

Bledam Oz – Austrália/Inglaterra

Familie é uma performance apelativa composta por 4 pessoas, simultaneamente encantadora e dinâmica. Por vezes descrita como uma dança estranhamente maravilhosa, Familie é coreografada justamente para uma banda sonora de ambiente industrial. Familie tem feito as delícias do público quer em ambientes mais intimistas quer em anfiteatros por todo o mundo.

 

Lusco e Fusco – Espanha

Encontros. O teatro físico, a dança e o novo circo conjugam-se para criar um código de expressão próprio que surge do encontro casual de duas pessoas que se tocam, se cheiram, se sentem e começam a caminhar juntos. As habilidades físicas e interpretativas dos atores são o pano no qual as emoções desenham uma viagem pela sinuosa linha das relações humanas, mostrando a bondade mais verdadeira e a maldade extrema.

 

 BANDAS

Fanfarra Bizarra

A Fanfarra Bizarra não é só uma Fanfarra. É uma performance sempre em evolução que conta com músicos que se transformam em bailarinos e cantores ao som de clássicos de sempre. Apresentam um espectáculo de grande intensidade e o seu público passa a participante não ficando ninguém indiferente à energia visual e sonora das músicas, das coreografias, dos momentos

 

Irmãos Esferovite

Os espetáculos dos Irmãos Esferovite são uma aventura musical e circense. Quatro palhaços que contam histórias disparatadas sobre o quotidiano dos dias. Oferecem sonhos em troca de sorrisos. O público é convidado a entrar neste mundo poético e clownesco e a participar ativamente. As apresentações dos Irmãos Esferovite são momentos únicos e irrepetíveis. Os espetáculos são pensados de acordo com o ambiente e com o espaço determinado. O humor surge aliado à música e ao circo. Um turbilhão de emoções…

 

 PROGRAMA

Dia 27 – Sexta-feira

15h00 – Ruas da Vila – Fanfarra Bizarra (BANDA) (Portugal)

15h30 – LargoFrei Redento da Cruz (4) – *Contos e Cantos (Portugal)

16h00 – Chafariz Hintze Ribeiro (3) –Jump (Béligica)

17h00 – Narciso Alves da Cunha (5) – Frutilhas com crema – espetáculo Petit (Chile)

18h00 – Largo 5 de Outubro (6) –  Menzo Menjunjes (Argentina)

19h00 – Ruas da Vila – Fanfarra Bizarra (BANDA) (Portugal)

NOITE

21h30 – Largo Hintze Ribeiro (2)

–  Um conto ao contrário – Residência Teatro(Portugal)

– Jump (Bélgica

–Frutilhas com crema – espetáculo Petit (Chile)

Dia 28 – Sábado

10h30 –Ruas da Vila – Fanfarra Bizarra (BANDA) (Portugal)

11h00 – Largo Visconde de Mozelos (1) – *Contos e Cantos (Portugal)

12h00 – Largo Visconde de Mozelos (1) – Andrea Franertani – espetáculo Trick-nic (Itália)

13h00 – Ruas da Vila  – Fanfarra Bizarra (BANDA) (Portugal)

15h00 –Ruas da Vila – Irmãos Esferovite (BANDA) (Portugal)

15h30 –Largo 5 de Outubro (6) – Menzo Menjunjes (Argentina)

16h30 –LargoVisconde de Mozelos (1) – *Didier Théron – Animação La Grande Phrase (França)

17h30 -Chafariz Hintze Ribeiro (3) –  Frazer Hopper – espetáculo Boxing (Inglaterra)

18h30 –Rua Narciso Alves da Cunha (5) – Silvia Barbosa – Arco da Velha (Portugal)

19h00 –LargoVisconde de Mozelos (1) – Andrea Franertani – espetáculo Trick-nic (Itália)

20h00 –Ruas da Vila – Irmãos Esferovite (BANDA) (Portugal)

21h30 – Largo Hintze Ribeiro (2)

– Cirk about it – espetáculo O Apartamento (Espanha)

– Jashgawronsky – espetáculo Popbins (Itália)

– *Didier Théron – espetáculo Air (França)

Dia 29 – Domingo

10h00 – Largo Visconde de Mozelos (1) – Frazer Hopper – espetáculo Boxing (Inglaterra)

11h00 – Chafariz Hintze Ribeiro (3) – Onewoman Company – espetáculo Caixa da Música (Alemanha)

12h00 – Largo Visconde de Mozelos (1) – Silvia Barbosa – Arco da velha (Portugal)

12h30 – Largo Visconde de Mozelos (1) – *Contos e Cantos (Portugal)

13h00 –Ruas da Vila – Irmãos Esferovite (BANDA) (Portugal)

15h00 –Largo Visconde de Mozelos (1) –  *Bledam Oz – Animação (Austrália/Inglaterra)

15h30 –Narciso Alves da Cunha (5) –  Onewoman Company – espetáculo Caixa da Música (Alemanha)

16h30 – Largo Visconde de Mozelos (1) – Circo Activo – espetáculo Aire – (Espanha)

17h30 – Chafariz Hintze Ribeiro (3)– Frazer Hopper – espetáculo Boxing (Inglaterra)

18h30 –Largo5 de outubro (6) – Bledam Oz– Animação (Austrália/Inglaterra)

19h00 –Largo Visconde de Mozelos (1) –  Jashgawronsky – espetáculo Popbins (Itália)Largo

20h00 –Ruas da Vila – Irmãos esferovite (BANDA) (Portugal)

 

NOITE

21h30 – Largo Hintze Ribeiro (2)

 – Circo Activo – espetáculo Cir coo – (Espanha)

– *Bledam Oz – espetáculo (Austrália/Inglaterra)

– Lusco e Fusco – espetáculo Encontros (Espanha)

* Espetáculos diferentes

 

Residências Artísticas TEATRO

De 23 a 27 de Julho

Um Conto ao Contrário

Tudo tem um princípio, um meio e um fim. Começa com um “Era uma vez” e termina com “Felizes para sempre”. Mas isso é muito tempo. E se o relógio andasse da direita para a esquerda, se o príncipe com um beijo se transformasse num sapo e a princesa raptasse um dragão. Ou se o capuchinho vermelho fosse verde e comesse o lobo mau, que afinal era bom e só queria fazer companhia à avozinha que vendia saúde. Este é um conto ao contrário e, ao contrário do que possam pensar, o final não será fácil de adivinhar.

 

Criação: Gonçalo Fonseca – Ator e encenador nas Comédias do Minho

 

OFICINAS – Largo Visconde de Mozelos

Sexta-feira  – 14h00  -19 h00

Sábado e Domingo  -10h00  – 12h30 e 14h00  – 19h00

 

Oficina de artes plásticas

Livro do Telhado

Rita Nicolau

O Livro do Romancista; O Livro do Poeta; O Livro do Pintor.

Através do jogo dos palitos cada criança/adulto irá conquistar o seu livro.

Serão distribuídas palavras soltas para que através do improviso possas dar inicio, meio ou fim a uma narrativa.

 

PINTURAS FACIAIS

Celina Sousa

Celina Sousa é natural de Paredes de Coura, tem formação na área de Educação de Infância e Educação Especial, desde cedo começou a desenvolver o seu trabalho com crianças. Começou a trabalhar com pinturas faciais em 2009 em vários tipos de eventos.

Em 2012 fundou a empresa Balão Mágico que se dedica à animação infantil. Entre os serviços prestados destacam-se as pinturas faciais, modelagem de balões, insufláveis, atividades de expressão plástica e dinamização da hora do conto.

 

Contadeira – mini biblioteca

Contos e Cantos

Espaço onde a palavra e o sonho ganham vida

 

My Robotic Toy

Skill Robotics

Experiência – Aprendizagem – Criação
 
Espaço de experiência e manipulação
Workshop de impressão 3D
Oficina My Robotic Toy
A Oficina My Robotic Toy propõe uma viagem ao passado com um salto ao futuro tecnológico.
Os participantes são convidados a experimentar as consolas de jogos dos anos 80, a criar o seu próprio brinquedo robótico com recurso a impressão 3D e sistemas eletrónicos simples.

 

LEGO – CAIXA DE BRINQUEDOS: Comunidade 0937

Largo Hintze Ribeiro

Sexta-feira  14h00 -19h00 / Sábado e Domingo 11h00-12h30 e 14h00-19h00

 

Na sequência da já tradicional “Arte em Peças”, que todos os anos reúne em Paredes de Coura centenas de fans da legomania, o Município de Paredes de Coura em parceria com a Comunidade 0937 dedicou um espaço exclusivamente para as crianças poderem brincar e criar com as famosas peças multicolores. A Caixa de Brinquedos é um espaço para crianças, jovens e adultos, inteiramente dedicado às construções LEGO@ onde se poderão ver construções originais, fazer as próprias, ver sets, construir sets, participar em atividades e workshops.

 

LUDOTECA

No âmbito dos 10 anos da geminação entre Paredes de Coura e Cenon, a “Ludothéca” de Cenon propões uma oficina de jogos de tabuleiro, jogos de grandes dimensões, jogos virtuais e um ciber espaço.

 

Devagar Devagarinho:

Durante os dias 27, 28 e 29 de Julho poderás conhecer a vila de Paredes de Coura e passear pelas suas ruas num divertido comboio turístico.

 

Instalações/imagem

Madalena Martins

 

A instalação de Madalena Martins será feita ao longo da rua principal de Paredes de Coura. Madalena Martins, natural de Ponte de Lima, licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, escolheu o Porto para viver onde, desde 1999, trabalha no seu atelier de design “Zain”.  Em 2010, criou as marcas  “Marias Portugal” e “Bicho Sete Cabeças”, para as quais desenha peças contadoras de histórias, com uma forte identidade portuguesa. A produção manual das suas peças tem uma componente social, sendo na sua maioria desenvolvida por reclusos e utentes de associações de apoio social. Atualmente dedica-se quase por inteiro a estes dois projectos que começam a dar os primeiros passos para a internacionalização.

 

 

 

 

 

 

 

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais do Coura
PUB

Junte-se a nós todas as semanas