O que deve ser feito caso seres humanos encontrem alienígenas?

Logotipo Mundo Insólito

A pergunta já foi respondida de várias formas na ficção, mas permanece em aberto na vida real: o que devemos fazer caso nos deparemos com alienígenas?

Em filmes, essa possibilidade geralmente vem acompanhada de uma série de problemas, mas alguns cientistas que se dedicam ao estudo sério do assunto, responderam o que deve ser feito para que a visita inesperada aconteça da forma mais segura possível.

Antes de pensar em contacto com uma inteligência extraterrestre, é preciso pensar no que entendemos por inteligência. Pelo menos é o que diz o astrofísico Charley Lineweaver, pesquisador do Instituto de Ciências Planetárias da Universidade Nacional da Austrália. “Mesmo na Terra achamos difícil chegar a um acordo sobre o que entendemos por inteligência, o que entendemos por vida e o que entendemos por comunicação”, afirmou ele em entrevista à BBC.

A comunidade científica divide-se basicamente entre os optimistas e os pessimistas. Entre os optimistas está Douglas Vakoch, presidente da Mensagens para Extraterrestres Inteligentes (METI, na sigla em inglês), uma organização que se dedica a espalhar mensagens e informações pelo universo para que alguém as encontre um dia. Ele afirma que os alienígenas «precisam conhecer-nos da melhor forma possível e que a ideia seria passar uma boa impressão».

PUB

Já a ala pessimista conta com um nome de peso. Em 2010, o renomado Stephen Hawking afirmou que «a chegada de alienígenas na Terra teria um efeito similar ao da chegada dos europeus na América povoada por nativos, que foram facilmente dominados devido à superioridade tecnológica europeia».

Como falar com ETs

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Devido a essa divisão em relação ao tema, cientistas britânicos fundaram a Rede de Pesquisa para a Busca de Inteligência Extraterrestre do Reino Unido (UKSRN, na sigla em inglês). A organização lançou um formulário online para ouvir as pessoas em relação ao procedimento que deveria ser seguido em caso de contacto, quem deveria ser responsável por isso e outros pontos importantes. O formulário pode ser acessado nesse link.

O australiano Lineweaver, no meio à polémica, afirma que antes de qualquer coisa é necessário excluir as impressões que os filmes e a ficção em geral incutiram na opinião pública sobre o assunto. Já Vakoch considera que “uma vez que detectemos a primeira civilização alienígena, temos que responder”.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas