Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

“Opiniões de Segunda” garante estudos a 101 jovens em Moçambique e Associação de Estudantes entrega 750 euros a três instituições de Ponte da Barca

1_helpo

A Associação de Estudantes da Escola Secundária de Ponte da Barca entregou na Representação Regional Norte da Associação Helpo a quantia de 3 548,90 euros, resultante da distribuição do livro “Opiniões de Segunda”. Mas também instituições locais não foram esquecidas!

No momento da entrega, a comitiva barquense, constituída pelo Diretor do Agrupamento de Escolas, Prof. Carlos Louro, e pelas Presidente e Vice-presidente da Associação de Estudantes, Sara Arezes e Inês Costa, respetivamente, ouviu da responsável da ONG para o Desenvolvimento palavras de profundo agradecimento.

Sensibilizada com o trabalho solidário dos estudantes de Ponte da Barca, Sílvia Nunes enalteceu a sua postura cívica, criatividade, capacidade empreendedora e de construção de parcerias, assim como o compromisso social e solidário, salientando que com esta verba fica garantido um ano de estudos a 101 jovens de Moçambique.

Recorde-se que o “Opiniões de Segunda” foi um projeto de cidadania e responsabilidade social levado a cabo pela Associação de Estudantes no último ano letivo. 

PUB

Semanalmente, foram publicadas nas redes sociais 30 crónicas da autoria de alunos dos 7.º ao 12.º anos sobre os mais variados temas. Os textos foram depois reunidos num livro que contou também com uma mensagem do Ministro da Educação, do Presidente da Helpo, do Diretor do Agrupamento de Escolas e do empresário barquense que patrocinou a obra.

Os estudantes quiseram enriquecer o projeto conferindo-lhe uma dimensão solidária e, por isso, resolveram oferecer à Associação Helpo a verba angariada com a sua distribuição, tendo em vista o apoio aos estudos de crianças em Moçambique.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A iniciativa teve uma excelente recetividade junto da comunidade, bem visível, desde logo, na sessão de apresentação do livro e no apoio que a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste lhe quis oferecer, atribuindo-lhe um donativo na abertura da conta que a Associação de Estudantes efetuou, em nome do projeto solidário “Opiniões de Segunda”.

Ao dar por concluído este projeto, a Associação de Estudantes agradeceu o «carinho e o apoio de todos os parceiros e do público em geral. É que a malta mais nova também sabe pensar e realizar. Não só à segunda, mas em todos os dias da Vida. Muito obrigada!»

PUB

PUB

Associação de Estudantes entrega 750 euros a três instituições de Ponte da Barca

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação de Estudantes da Escola Secundária de Ponte da Barca (AE) entregou três donativos a outras tantas entidades do Concelho.

 

PUB

No montante global de 750 euros, os donativos resultaram das economias que a Associação foi angariando, com a dinamização de várias iniciativas.

 

Concluídas as atividades letivas, a AE decidiu dar voz à cidadania e à solidariedade, ajudando a construir um mundo melhor através da partilha do saldo da sua conta com três entidades do Concelho selecionadas pela comunidade.

 

Na sequência de uma votação online, através da página de facebook da Associação, o público escolheu as associações / instituições que considerou prioritárias: Agrupamento de Escuteiros de Vila Nova de Muía (350 euros), delegação de Ponte da Barca da APPACDM (250 euros) e Associação Movimento Incriativo (150 euros).

 

A sessão de entrega dos donativos decorreu no primeiro dia de atividades letivas do corrente ano e contou com a presença de representantes das instituições contempladas, do Presidente da Câmara Municipal, do Presidente da Assembleia Municipal, do Diretor do Agrupamento, do Presidente da União de Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães, dos alunos do 12.º ano, de professores e de membros da AE, que agora termina funções.

  

Nas suas intervenções, os representantes das instituições felicitaram a Associação e enalteceram a sua postura cívica de exercício da cidadania e da solidariedade.

 

Uma ideia também realçada pelo Presidente da Câmara Municipal e pelo Diretor do Agrupamento, que fizeram ainda questão de sublinhar o «espírito democrático que presidiu a todo o processo, pois foi o público que escolheu com o recurso às novas tecnologias, assim como o carácter prático das ações da AE, em benefício da comunidade».

 

Por sua vez, a Presidente da Associação agradeceu o «apoio e a colaboração de todos na concretização dos projetos, com especial destaque para a Direção do Agrupamento e para a Câmara Municipal», e deixou uma mensagem de «otimismo e de estímulo aos colegas que agora frequentam o 12.º ano: trabalhem, sonhem, projetem o amanhã, um mundo melhor. E nunca desistam!»

A sessão – que foi enriquecida com a leitura do poema “Aprender a estudar”, de José Carlos Ary dos Santos, por Maria Miguel Gusmão – encerrou com a projeção do vídeo do hino da AE, lançado no ano letivo cessante.

 

Um trabalho que ilustra bem os valores defendidos pela Associação e que lança um forte apelo a que, «ao longo da vida, mudem o mundo, começando, neste ano letivo, por contribuir para a mudança da Escola! Sempre para melhor…»

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas