Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Ponte de Lima de luto municipal em homenagem a Zé Cachadinha

zecachadinha

Uma das vozes mais inconfundíveis e genuínas das cantigas ao desafio, Zé Cachadinha, natural da freguesia de Bárrio, Ponte de Lima, faleceu a 10 de junho, vítima de doença prolongada. Município de Ponte de Lima içou bandeira a meia-haste, no dia 12 de junho, dia em que foi a enterrar.

 

“Com o seu desaparecimento, a 10 de junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, apaga-se também uma das vozes mais inconfundíveis e genuínas das cantigas ao desafio. O que já não se apaga é o seu contributo ímpar na valorização e perpetuação deste modo de cantar e tocar, que se tornou tão singular e típico do território que o viu nascer, mas que ele procurou levar até bem longe, projetando Ponte de Lima, o Minho e Portugal junto das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo.”, escreveu o Município de Ponte de Lima, endereçando condolências aos familiares enlutados, e lamentando “a perda inestimável deste alto representante e embaixador do nosso património cultural imaterial.”

“Face ao exposto e atendendo ao modo como sempre soube prestigiar o nome da nossa Terra, manifestamos um voto de pesar pelo seu falecimento, declarando um dia de luto municipal, dia 12 de junho, em memória do Homem e Artista que foi o Sr. José da Silva Sousa (Zé Cachadinha), colocando-se a Bandeira de Ponte de Lima a meia haste.”, informaram.

PUB

José da Silva Sousa tinha 66 anos e deixa mulher e quatro filhos. Amigos e fãs do artista, deixaram as suas saudades e condolências na página de Facebook de um familiar do cantador (https://www.facebook.com/pedrocachadinhadesafio/).

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas