Mais uma vez a cidade de Viana do Castelo, vai ter o acontecimento da “Queima do Judas”.
Manifestação de caráter popular, que a União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, vem persistentemente recreando de há umas décadas a esta parte, dando assim seguimento à tradição e à vontade, da já falecida, “Maria do Gago”, que durante muitos anos por sua própria iniciativa, se propunha realizar, momento tão do agrado das gentes da nossa ribeira e para gáudio da ganapada.
O Juiz e o seu Escrivão, imprimem o respeito e a solenidade ao ato, enquanto as Carpideiras no seu caraterístico pranto face à indiferença do Judas, tentam manter o seu ritual. O Judas, sente-se o rei da festa. A Varina de vassoura na mão, tenta pôr ordem na catraiada. Meio-dia dado e como manda a tradição, o testamento, pela voz do Juiz, será lido nas quadras pitorescas e populares, com a picardia oportuna da situação e assim se cumprirá a sentença.
O executivo da União das Freguesias pede que toda a comunidade se faça representar para assistir a abrilhantar este ritual popular que ano após ano o Bairro da Ribeira teima em realizar nesta época festiva de muito significado cultural e religioso para esta gente.
PUB