Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Clube de Leitura de Vila Praia de Âncora patrocinado pelo Lions está em fase de crescimento

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora tem em curso um Clube de Leitura com sessões mensais aos sábados à tarde entre as 15H e as 16H30, na Casa do Orfeão, aberto à Comunidade, de frequência gratuita, com sete sessões mensais previstas e tendo como dinamizadora cultural a Dra. Maria Ângela Campos.

A primeira sessão foi realizada no passado dia 17 de fevereiro tendo em análise o Livro de Milan Kundera “A Insustentável Leveza do Ser”, que foi muito participada.
A segunda sessão realizou-se no passado sábado, dia 16 de março em que foi analisado o Livro da amarantina Agustina Bessa-Luís “Doidos e Amantes”.
Nesta sessão, o Presidente do Lions Clube, Manuel Amial, deu as boas-vindas e relevou a presença de 14 interessados, o que representou um aumento de quatro novas adesões, sinal do interesse que está a merecer esta iniciativa cultural.

Maria Ângela Campos introduziu o Livro “Doidos e Amantes”, um romance fascinante que gira à volta da história de Maria Adelaide Coelho da Cunha, filha do fundador do Diário de Notícias, casada com Alfredo da Cunha e que decorre num período de transição entre a monarquia e a república, história que lhe foi aflorada à Autora pelo escritor Tomaz de Figueiredo em Arcos de Valdevez.

De seguida Maria Ângela Campos, traçou o perfil da figura da Maria Adelaide, uma senhora burguesa dona de uma grande fortuna, que causou escândalo quando rompe com o quadro conjugal e foge com o motorista Manuel Claro.

PUB

Agustina junta a estas personagens as “sumidades da medicina mental da época”, Júlio de Matos, Egas Moniz e Sobral Cid que atestaram a demência da Maria Adelaide, como bem refere Mário Cláudio no prefácio do Livro que intitula “Geometria da Luz”.

Uma trama que não foge a uma análise psicológica tendo em conta as correntes freudianas em voga na época, que foi escrito para ser apresentado semanalmente sob a forma de folhetim e que veio a inspirar o filme “Ordem Moral” de Mário Barroso em setembro de 2020.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Uma sessão que prendeu a atenção dos participantes do Clube de Leitura e que foi muito apreciada por todos os presentes, deixando naqueles que ainda não leram o livro a vontade de o ler.
Como bem disse William Faulkner , “O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor”.
Uma sessão que foi o acender de mais um fósforo no interesse literário dos participantes.

A próxima sessão vai abordar a Poesia de Pedro Homem de Mello a realizar no dia 27 de abril (sábado) entre as 15H e as 16H30, na Casa do Orfeão, com leituras de poemas e poemas cantados, no ano em que se comemoram 120 anos do nascimento do Poeta e 40 anos da sua morte. Certamente uma sessão a não perder! Estão todos convidados.
Também as restantes sessões já estão programadas: 25 de maio “Os Anos” de Annie Ernaux (Prémio Nobel da Literatura 2022), 22 de junho “Histórias Falsas” de Gonçalo M. Tavares; 20 de julho “Olhares de um Sol Escuro” com a presença do Autor Daniel Jorge, terminando em 14 de setembro com “O Retorno” de Dulce Maria Cardoso.
Por último, o Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, Manuel Amial, fez um apelo à divulgação desta iniciativa cultural, para que mais pessoas a conheçam e se juntem ao Clube de Leitura. Não precisam de ler o livro previamente e, certamente, darão o seu tempo por bem aplicado.

PUB

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas