Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Recepção apoteótica a Antoine Launay, atleta Olímpico do Darque Kayak Clube e ao Seleccionador Péri Guerreiro!

Viana vai estar nos Jogos Olímpicos pela 'mão' de Antoine Launay do Darque Kayak Clube

O canoísta Olímpico do Darque Kayak Clube chegou esta semana de Tóquio e esperavam-no surpresas! Na capital e na sua terra natal – Viana!

No regresso a Portugal, Antoine Manuel Launay – que vinha acompanhado da nutricionista Françoise  (esposa) e o treinador da Seleção Nacional – começou por participar em Lisboa na Celebração Olímpica a convite do Comité Olímpico Português.

Já em Viana, Antoine começou por ser recebido calorosamente pelo presidente na própria Câmara Municipal, pelo Seleccionador Nacional Peri Guerreiro e pelo Presidente do Darque Kayak Clube, Américo Castro. O MINHO DIGITAL conseguiu ‘raptá-lo’ para um cantinho e fazer-lhe a primeira de muitas entrevistas que o esperam por parte de outros órgãos de comunicação social (ver no final)!


José Maria Costa, felicitou o atleta, entregou-lhes umas lembranças e convidou-o para estar presente na Gala do Desporto de Viana do Castelo. Estiveram a conversar com o treinador da Selecção Nacional e o presidente do DKC, e todos eles manifestaram o seu agradecimento «em quem depositam tantas esperanças»

PUB

Ali, todos manifestaram o desejo de que se construa uma pista de slalom em Viana, Darque, junto ao Centro de Canoagem, pelas excepcionais condições que Viana tem para acolher a competição mundial da especialidade olímpica de slalom.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O nosso ‘Herói’, o treinador e o presidente do DKC recebidos na CM

RECEPÇÃO CALOROSA NO CENTRO DE CANOAGEM

PUB

Após terem sido abordados pela imprensa local, Antoine, Péri e o presidente do DKC dirigiram-se ao Darque Kayak Clube, onde os esperava uma recepção entusiástica de atletas, treinadores, pais, dirigentes do clube e amigos de Antoine. No exterior um enorme outdoor com os dizeres “Antoine Launay Olímpico”, nas celebrações dos 25 anos do Darque Kayak Clube. O Centro de Canoagem de Darque foi pequenos para tantos atletas do Clube, dirigentes,  familiares e amigos e admiradores que o queriam abraçar efusivamente.

Na calorosa recepção, a família DKC pôde homenagear Antoine e Péri através do seu presidente que lhes entregou duas placas de agradecimento por terem concretizado um sonho de um DKC Olímpico e de se poder agora lutar por uma medalha olímpica.

 

PUB

Antoine entregou um dorsal da prova efectuada em Tóquio, para o DKC – como tem sido tradição – e um cascol do Comité Olímpico Português.

 

A festa seguiu noite dentro, com grande entusiasmo e confraternização.

PUB

ENTREVISTA COM O CANOÍSTA OLÍMPICO ANTOINE LAUNAY DO DKC

O seu nome é Antoine Manuel Quintal Launay, e o que o levou a praticar a canoagem foi o facto de ser um desporto ao ar livre e com água. Começou a praticar canoagem com 9 anos, mas fazia águas lisas, onde fez provas de velocidade em kayak. Depois apaixonou-se pelo slalom. Há seis anos inscreveu-se no Darque Kayak Clube e começou a competir em campeonatos nacionais em Portugal. «O ambiente no Darque Kayak Clube é fabuloso! Tenho tido muito apoio. Encontrei mais uma família!» – começou por nos dizer.

 

MINHO DIGITAL (MD) – Como correu a sua presença em Tóquio?

Fantástica! É um país fabuloso. A pista de slalom é nova e tenho que me adaptar a ela. Senti algumas dificuldades por ser uma pista nova, mas vai ser igual para todos os meus adversários.

MD – Estiveram presentes canoístas de outros países?

Todos os atletas que já conseguiram vaga no Campeonato do Mundo para os Jogos Olímpicos estavam presentes no Test Event de Tóquio.

MD – Participou em algumas provas? Que classificações teve?

Fiz duas provas, a mais importante o test event de slalom na pista olímpica de Tóquio. Fiquei em 9º lugar na final.

MD – Acha que foi importante esta sua presença em Tóquio ou tem em vista outras participações? Onde?

A minha preparação passou e vai continuar a passar por Tóquio. Vou ter mais três estágios na pista olímpica, mas também vou treinar a Austrália. A pista onde a Selecção Nacional treina nesta altura está gelada o que obriga os atletas de muitos países a procurarem pistas em lugares com um clima mais favorável. Viana do Castelo deveria ter uma pista, tem excelentes condições para isso, os atletas portugueses e estrangeiros poderiam treinar em Viana e também seria muito bom para o turismo. Já disse isso ao Presidente da Câmara de Viana.

MD – Quais são as suas expectativas para os Jogos Olímpicos?

Vou lutar por uma medalha. Tenho uma boa equipa, um seleccionador nacional muito bom, um bom nutricionista, um clube fabuloso que me apoia. Preciso ainda de conseguir melhores condições financeiras para uma boa participação. As minhas expectativas depois de ter conseguido a vaga olímpica e lutar por uma medalha olímpica. Eu acredito que sim, o meu treinador, a Federação e o meu Clube acreditam que sim.

MD – Tem consciência das esperanças que todos os vianenses, minhotos e portugueses depositam em si no maior evento desportivo do mundo?

Tenho muito orgulho de representar Portugal, Viana e Darque. Vou fazer o meu melhor para alcançar uma medalha olímpica.

MD – Que deixar alguma mensagem especial?

Gostaria muito de treinar em Viana e Darque todo o ano, porque são uma cidade e vila fabulosas, mas para isso é necessário ter uma pista de slalom em Darque junto ao Darque Kayak Clube.

Hoje as pistas dos grandes eventos internacionais são todas artificiais, para se poder regular os caudais e não depender de condições climatéricas. O clima em Viana é fabuloso. A cidade é bonita. Poderá ter 90 por cento dos atletas de alta competição do mundo em permanência nessa pista. Pode treinar-se de Verão e Inverno. O turismo, com a utilização da pista para rafting e a presença de selecções nacionais de todo o mundo, asseguram a sua sustentabilidade financeira.  A pista não é cara e o retorno… fabuloso!

 

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas