Retrato das alterações nos hábitos de consumo dos portugueses na época de natal de 2022

A 23 de dezembro registou-se o maior número de compras por segundo de sempre.

365 transações por segundo. Este foi o pico de operações (compras físicas + compras online + levantamentos) atingido em 23 de dezembro de 2022, às 12h12, e que representa um máximo histórico na Rede MULTIBANCO. Os dados do SIBS Analytics, que pode ver em anexo, demonstram que, a 23 de dezembro, foi também o dia com o maior número de compras físicas diárias na Rede MULTIBANCO, com 82 pontos base acima da média diária do ano, ou seja, quase duplicou o número total de compras face à média do ano.

Os mais recentes dados do SIBS Analytics, e como se pode verificar na infografia em anexo, revelam que o consumo em Portugal, no mês de dezembro de 2022, aumentou face ao ano anterior, registando-se um crescimento de 20% em número face ao ano anterior. O avanço foi, contudo, mais expressivo nas compras online: aumentaram 31%, em 2022, enquanto as compras físicas registaram uma subida de 19% face ao período homólogo de 2021.

Quanto ao valor médio por compra (física e online), este registou um decréscimo de 2,6% face a 2021, situando-se nos 36,30€.

O comércio online continua a registar uma trajetória de crescimento: os pagamentos online já pesam 15% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2022, mais um ponto percentual do que no ano anterior.

Neste sentido, também o MB WAY continua a ser cada vez mais uma escolha dos portugueses na hora de pagar as suas compras, algo que é visível tanto nas compras online como nas compras físicas. No último mês de 2022, um período tipicamente marcado por um número elevado de transações, os pagamentos em loja através do MB WAY cresceram 5x face ao período homólogo de 2020 e as compras online registaram um incremento de 3x face ao mesmo período.

Quanto aos setores com maior aumento de pagamentos, aqueles que registaram maior variação do número de compras em dezembro 2022 face ao resto do ano (janeiro-novembro 2022) foram os de Jogos & Brinquedos (setor que cresceu 3,2x), Perfumaria & Cosmética (2,3 x) e Casa & Decoração (2,0x).

Os dados do SIBS Analytics permitem ainda aprofundar a análise do consumo fora de casa, com o número de compras físicas realizadas pelos portugueses no estrangeiro durante o mês de dezembro a registar um crescimento de 57% face ao período homólogo. Já o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal cresceu 60% em relação a dezembro de 2021.

No tags for this post.
  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
press@maniadigital.pt
  Partilhar este artigo