Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Serra D’ Arga ardeu durante 2 dias!

Incêndio na Serra D'Arga

“Ao Maravilhoso Protector da Serra pedimos socorro” – referem os cristãos da Montanha Santa.

 

Texto: Pe. Paulo Emanuel Martins Dias 

PUB

Segundo a tradição multissecular, S. João terá aparecido na Serra de Arga num carvalho. Uma árvore serviu de capela ao Glorioso S. João. Jesus Cristo disse que “entre os nascidos de mulher não há profeta maior do que João” (Lc 7,28): talvez por isso, o seu albergue não foi um templo grandioso feito pelo engenho humano, mas sim um carvalho plantado pelo Criador na agreste Serra de Arga.

A criação está intimamente ligada à vida irradiada pelo mosteiro, igreja, peregrinos e romeiros de S. João d’ Arga. No ano passado a temática proposto para a romaria foi o “cuidado com a casa comum” e foram distribuídas várias centenas de árvores, para que os romeiros pudessem levar, plantar e cuidar da natureza, possivelmente enquanto cantavam à semelhança das rusgas: “ó meu rico S. João, aonde vos foram pôr, no meio da serra de arga com sobreiros ao redor”!

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Desde 1 de setembro, o “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação”, estamos a viver o Tempo da Criação, que decorre até 4 de outubro. Trata-se de um tempo em que os cristãos renovam em todo o mundo a fé em Deus criador e se unem de modo especial na oração e na ação pela preservação da casa comum. Neste momento a serra reza a S. João d’Arga pelo local que ele escolheu para sua casa: um fogo destruidor lavra desde ontem, quarta-feira.

Os Cristãos das Paróquias da Serra unem-se fervorosamente ao Orago do Mosteiro a fim de rezar neste momento de aflição: https://youtu.be/dn39lanJsdI (vídeo do incêndio).

PUB

 

PUB

ORAÇÃO A  S. JOÃO D’ARGA EM MOMENTO DE AGONIA PROVOCADO PELO INCÊNDIO NA SERRA

Maravilhoso São João d’Arga, que ao longo dos séculos acolhes na tua casa uma incontável multidão de irmãos nossos, olha para a tua serra!

PUB

Vê o fogo devorador que avança com raiva sobre a obra criadora do Senhor a quem amamos e servimos.

A ti recorremos nesta hora em que sobre nós se levanta uma escura nuvem que não nos deixa ver o sol… e ti suplicamos porque sabemos que não negas os pedidos que os peregrinos te fazem:

– não deixes que o infernal calor destrua as nossas colheitas;

– defende todos os animais que habitam este local;

– presta atenção aos mais frágeis: a fauna e a flora que o Criador aqui colocou para ser o novo Éden;

– preserva as casas que a natureza construiu para cada ser que se encontra neste idílico maciço rochoso;

– cuida dos pastos das ovelhas e das abelhas, assim como de todos os seres vivos;

– apoia todos os que combatem o fogo: seja por terra ou por ar;

– tranquiliza os familiares dos bombeiros e de todos os combatentes deste inimigo comum;

– dá sabedoria aos nossos governantes para lidarem com estas situações e prevenirem o terror!

A ti nos dirigimos, que há mais de um milénio, nesta serra escutas os rogos dos filhos de Deus: escuta as palpitações do nosso coração.

Sabemos que nos ouves e que apresentarás junto d’ Aquele que acolheste em tua casa, quando ainda estavas no ventre de tua mãe.

Amén.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas