Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Viana do Castelo instalou Conselho Municipal de Ambiente e Ação Climática e apresentou a versão preliminar do Plano Municipal de Ação Climática

A Câmara Municipal de Viana do Castelo realizou a cerimónia de instalação do Conselho Municipal de Ambiente e Ação Climática (CMAACVC), um órgão composto por 29 entidades representativas do concelho.


O CMAACVC visa implementar estratégias para a ação climática, envolvendo o município, cidadãos, empresas e instituições. A Mesa do Conselho é composta pelo Presidente da Câmara Municipal, um Vice-Presidente representante do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e um Vogal representante da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha.

Na primeira reunião do Conselho, foi apresentado o relatório do Plano Municipal de Ação Climática de Viana do Castelo (PMAC-VC). Este plano surge no contexto de políticas municipais alinhadas com os objetivos de descarbonização e adaptação às mudanças climáticas, tendo o município sido signatário do Pacto de Autarcas desde 2011.

O PMAC-VC tem como objetivos principais três eixos: adaptação, mitigação e gestão do conhecimento. Baseia-se numa avaliação das condições físicas, naturais e sociais do concelho, identificando potenciais vulnerabilidades e oportunidades de adaptação às alterações climáticas. Também analisa os consumos e emissões de gases com efeito de estufa (GEE) no concelho, por setores de atividade, e identifica os domínios de intervenção prioritários.

PUB

O plano agora será submetido à consulta do CMAACVC e, posteriormente, será apresentado para discussão pública, dando oportunidade aos cidadãos de contribuir com os seus pareceres e sugestões.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas