Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Sistelo ganha coroa das “7 Maravilhas de Portugal”

Sistelo, do concelho de Arcos de Valdevez, é uma das sete aldeias portuguesas que o público elegeu como “Maravilha”, juntando-se a Piódão (Arganil), Rio de Onor (Bragança), Dornes (Ferreira do Zêzere), Fajã dos Cubres (São Jorge, Açores), Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo) e Monsaraz (Reguengos de Monsaraz).

Após a votação dos telespetadores ter ditado as 14 aldeias finalistas (duas por cada categoria), ao longo de sete galas (de 9 de julho a 20 de agosto), a organização do evento anunciou, em cerimónia ocorrida no Piódão, transmitida pela RTP, no passado dia 3 de setembro, as sete grandes vencedoras: Sistelo na categoria de Aldeias Rurais, Piódão na classe de Aldeias Remotas (a outra finalista foi Castro Laboreiro, Melgaço), Rio de Onor na rubrica de Aldeias em Áreas Protegidas (ficou à frente de Lindoso, Ponte da Barca), Dornes na categoria de Aldeias Ribeirinhas, Fajã dos Cubres na classificação de Aldeias de Mar, Castelo Rodrigo na hierarquia de Aldeias Autênticas e Monsaraz na classe de Aldeias Monumento.

Depois de um interregno de alguns anos, a edição das Sete Maravilhas, dedicada este ano às aldeias portuguesas, visou promover o património histórico, natural (paisagístico) e gastronómico dos núcleos rurais de Portugal.

“Esta edição foi um sucesso, com níveis de participação históricos. As aldeias têm futuro e muitas oportunidades, não vamos mais largar as nossas aldeias, com outras iniciativas no futuro. E, agora, vamos continuar com a nossa missão de promover os grandes valores da identidade nacional”, frisou Luís Segadães, que presidiu à organização das “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”.

PUB

A candidatura de Sistelo – apoiada pelo Município, pela Junta local e pela população arcuense (e não só) – foi apadrinhada pelo fadista Marco Rodrigues.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas