Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Um Sinal Profético de Esperança pelo Fim da Pandemia

Isabel Lima na Basílica do Sagrado Coração de Jesus

Na procura de uma interpretação do fenómeno da pandemia do Covid-19 foi o Templo Monumento do Sagrado Coração de Jesus que ofereceu à artista Isabel Lima um sinal profético de esperança e elevação interior.

Como penitência pela oração e solidariedade o monte de Santa Luzia mostrou-lhe o amor de Cristo.
A fé e devoção enraizada ao Sagrado Coração de Jesus dos Vianenses e outros devotos fez-lhe despertar para a necessidade de exprimir um sinal de esperança.

A cruz de lantejoulas seria o ícone vivo daqueles que sofrem. A cruz equilátera que encima a abóboda do Templo, colocada a 58 metros de altura, que remata o zimbório, colocada a 24 de dezembro de 1943, serviu-lhe de inspiração.

Isabel Lima, conhecida Estilista e Designer vianense, elaborou a cruz no período de confinamento pelo fim da resistência agressiva do Coronavírus.

PUB

Mais do que um ex-voto a cruz é arte, beleza, alegria, sonho e Fé em Deus.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Contemporâneamente a contribuição dos leigos em conexão com a vida dos templos exprime o carisma que suscita testemunho de fé com os “gestos fortes dos artistas e os gestos rituais dos devotos”.

A cerimónia promovida por Isabel Lima para benção e entrega da Cruz realizou-se no passado domingo, dia 14 de junho no templo Monumento Sagrado Coração de jesus, em Santa Luzia, Viana do Castelo.

PUB

O acto solene foi presidido pelo capelão do templo Monumento, Padre Albino Fonseca, e foi partilhado com a comunidade Vianense e devotos pelo Sagrado coração de Jesus.

A eucaristia teve como intenções as vítimas mortais do Covid-19, famílias enlutadas, enfermos e acção de graças por todos os que colaboraram e ajudam a combater a pandemia.  

A Cruz que simboliza a libertação do peso da vida numa altura de enorme aflição provocada pelo Covid-19, foi benzida como sinal de evocação, adoração e louvor ao Sagrado Coração de Jesus. 

PUB

A cerimónia foi transmitida em directo desde o Templo pelo Canal Viana e a peça artística está exposta no templo Monumento até ao final do mês de junho, consagrado ao Sagrado Coração de Jesus.

Para constar, foi lavrada uma acta de doação.

PUB

A solenidade, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, revestiu-se de esplendor e beleza com o acompanhamento de dois pianos e de músicos conceituados. De realçar a presença do compositor e músico Pedro Correia, que exprimiu pela sua força inspiradora, valores espirituais e culturais de sublime beleza, como: “Viana, cidade de luz”, que aborda o património da cidade de Viana do Castelo; “Amor é cuidar”, com valores humanistas e o “Barco avança”, como marca de uma cidade oceânica.

A Cruz representada em seda branca, com volumetria, aplicação de lantejoulas, num expressionismo regional atesta valores de solidariedade e testemunha o sentimento partilhado de todos os Vianenses ao Sagrado Coração de Jesus, envolve gratidão às Instituições, serviços, Homens e Mulheres que tornaram e tornam possível a vida de todos nós.

Isabel Lima redescobriu em arte grandes perguntas e como se obtém grandes respostas acerca do encontro do ser humano com o medo, o sofrimento, a ansiedade e a morte.

Sublinhando a relevância do diálogo com o Templo Monumento do Sagrado Coração de Jesus, onde “Viana sobe até onde a alma chama”, ou o “púlpito do sermão que Portugal reclama”.

Aos não crentes escapa a perceção de vivência íntima do crente e do sentido que exprime as manifestações através de atos artísticos e rituais simbólicos.

A promessa aquando as adversidades da vida, na expectativa sustentada na fé enche de alegria os devotos.

Algumas formas de piedade assumem importância como oração privada, fecunda e purificadora, perante situações sofridas.

O povo nas mais diversas manifestações de piedade transmite elementos de fé com fervor, pureza de intenções e raízes católicas.

“e o povo vem,

Reza devotamente

Poe no altar o que tem

E regressa mais livre e mais contente

Assim fico também”

Em isolamento social, silêncio profundo de enorme ansiedade, interioridade e reflexão, a solicitude da resistência agressiva do Coronavírus e a memória da pneumónica fez com que Isabel Lima recuasse no tempo em busca de raízes de carácter religioso.

Isabel Lima é oriunda de uma família marcada por uma aliança entre arte e religião, o que lhe suscitou novas “Epifanias da beleza” e um diálogo renovado com o Templo Monumento Sagrado Coração de Jesus.

É de referir que esta é a terceira vez que numa expressão artística inédita, própria e ao mesmo tempo católica de fé, cria diálogos com o Templo Monumento. 

A artista é professora de Artes e o Templo Monumento do Sagrado Coração de Jesus é um lugar de encontro apropriado e frutuoso para diálogos dos Artistas com a Igreja.

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas