Arcos de Valdevez é destino do Encontro de Outono do Lions Clube de Vila Praia de Âncora

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora continua com a sua agenda de Divulgação do Património, depois de ter estado em Valença no seu Encontro de Verão no passado dia 29 de julho.

Para este Encontro de Outono, escolheu-se como destino Arcos de Valdevez, numa visita que decorreu no passado dia 23 de setembro, e que congregou companheiros de outros Clubes Lions, nomeadamente Águeda, Matosinhos e Ílhavo.

A jornada iniciou-se no Auditório do Centro de Turismo de Arcos de Valdevez, com uma recepção dada pelo Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves.

Entrega de Diploma Reconhecimento à Câmara Municipal
Entrega de Diploma Reconhecimento à Câmara Municipal

O Presidente do Lions, Manuel Amial, começou por agradecer a «simpática recepção», falou do empenhamento dos Lions na divulgação do património e defesa do meio ambiente e felicitou o autarca pelo desenvolvimento, pela beleza e pela qualidade de vida que Arcos de Valdevez ostenta e em gesto de gratidão entregou ao Autarca um Diploma de Reconhecimento.

PUB

O  Presidente da Câmara, João Manuel Esteves, começou por agradecer a visita e fez uma «detalhada e excelente» apresentação do seu concelho, entregando lembranças turísticas aos participantes.

Seguiu-se uma visita ao Centro Histórico, conduzida pelo Presidente da Câmara, evidenciando a história, e o antigo e rico património da Vila, bem ilustrativo de que “Arcos de Valdevez foi Onde Portugal se Fez”, como disse o Presidente da Câmara.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Os visitantes manifestaram-se encantados com esta visita, e sugeriram que o Lions Clube de Vila Praia de Âncora promovesse um novo Encontro mais alargado em Arcos de Valdevez, tendo em conta a grandeza deste território.

Tasca do Delfim – Entrega de Menção Honrosa
Tasca do Delfim – Entrega de Menção Honrosa

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora aproveitou, como tem sido hábito, para reconhecer boas práticas comerciais, tendo visitado e entregue Menções Honrosas a três estabelecimentos comerciais:

PUB

– À Doçaria Central, fundada em 1830, na pessoa da D. Clara Galvão pela excelente confecção artesanal de doces regionais e conventuais e que é uma lídima representante da história gastronómica de Arcos de Valdevez; 

–  À Tasca do Delfim, por ser um santuário de concertinas e dos cantares ao desafio, sob a égide do mais afamado cantor de música popular Delfim Amorim, que muito tem dignificado Arcos de Valdevez; e

– Ao Restaurante Costa do Vez, pela excelente gastronomia minhota, pela simpatia do atendimento, pelo bonito espaço regional, um verdadeiro santuário da gastronomia da região, sob a batuta de João Costa.

PUB

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora foi fundado em 1980, e é um dos 88 Clubes Lions existentes em Portugal, e um dos 48.000 Clubes existentes ao redor do Mundo, envolvendo mais de um milhão e quatrocentos mil associados, dispersos por mais de 200 países.

Lions Clubes Internacional é uma Organização Não Governamental, reconhecida pelas Nações Unidas, fundada em 1917 e que tem por lema “Nós Servimos”.

Doçaria Central – Entrega de Menção Honrosa
Doçaria Central – Entrega de Menção Honrosa

A defesa do meio ambiente é uma das causas  e áreas foco do Lionismo, a par do combate à fome, prevenção da visão, sensibilização contra a diabetes e luta contra o cancro infantil, apoio á juventude, apoio humanitário e socorro a vítimas de catástrofes, a que o Clube acrescenta o apoio e dinamização da cultura, a divulgação do património e o reconhecimento de boas práticas.

No apoio à cultura, o Lions Clube de Vila Praia de Âncora tem a decorrer actualmente duas exposições de arte, uma individual no Museu Municipal de Caminha, de homenagem ao pintor Manuel Lima (in memoriam) e outra colectiva na Galeria Guntilanis em Vila Praia de Âncora, envolvendo 31 artistas e 70 trabalhos expostos.

PUB

No apoio às vítimas de catástrofes, o Clube fez recentemente um donativo para apoiar as vítimas do terramoto ocorrido em Marrocos e enviou uma mensagem de apoio e condolências ao povo marroquino através dos Lions daquele país.

Como frisou Manuel Amial, «a missão dos Lions é essencialmente estar atento à comunidade, nos planos social e cultural, ajudar quem precisa e promover a paz, o apoio e a compreensão internacional, tão importantes nos dias de hoje».

Restaurante Costa do Vez – Entrega de Menção Honrosa
Restaurante Costa do Vez – Entrega de Menção Honrosa
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas