Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Autarca de Viana do Castelo apresenta boas práticas no congresso “Cidades que Caminham”

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, participou hoje no congresso “Cidades que Caminham”, organizado pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), e que acontece na Fundação Manuel António da Mota, no Porto, tendo destacado o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável que está a ser desenvolvido para a cidade.

O autarca vianense marcou presença no painel “Boas práticas de cidades que planeiam a caminhabilidade” e referiu que o Plano irá incorporar a concessão interurbana, o novo serviço ferroviário e fluvial, aprofundando ainda a viabilização de constituição de operadores ferroviários e fluviais locais.

Viana do Castelo lançou recentemente o concurso internacional de ideias para a nova ponte pedonal, que irá favorecer os modos suaves. Foi ainda uma das cidades fundadoras da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e prepara-se para ser Cidade Europeia do Desporto em 2023.

Luís Nobre referiu que, em Portugal, “passaram mais de duas décadas de densas reflexões, desafios, estratégias, debates que incidiram e influenciaram a requalificação urbana e ambiental, o planeamento e ordenamento do território e a qualidade de vida urbana, o que também se refletiu em Viana do Castelo”, já que o município vianense tem vindo a material políticas públicas ativas desde 2002 para potenciar os modos suaves e a mobilidade ativa.

PUB

O autarca referiu que este planeamento estratégico já tem vindo a ser promovido ao longo de quatro gerações, tendo o programa Viana Polis gerado 100 milhões de euros de investimento em revitalização urbana, nomeadamente numa rede ciclável de 18,7 kms, estando projetados 23,4 kms. Através da Polis Litoral Norte foram construídas 26 kms de Ecovia Litoral Norte. A empreitada da Praia Norte representou um investimento de 2,15 milhões de euros, a Praia da Amorosa sofreu obras de 1,58 milhões, tendo ainda Viana do Castelo recebido 11 ações que totalizaram 10 milhões de euros.

Os transportes urbanos, a requalificação da Linha do Minho, os miniautocarros elétricos, foram outros passos dados pelo município em prol da mobilidade.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Segundo a presidente do ICVM, Paula Teles, o congresso pretende afirmar a necessidade de se “voltar a pôr as cidades a caminhar” e de tanto autarcas como políticos e técnicos começarem essa mudança pelos “passeios”, infraestruturas que, disse, “não podem ser barreiras arquitectónicas”.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas