Município lança “Romaria n’Algibeira” para facilitar mobilidade durante os 9 dias de Romaria d’Agonia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo lança hoje a aplicação para dispositivos móveis “Romaria n’Algibeira”, criada pela autarquia para proporcionar informação útil a vianenses e visitantes, destacando-se os condicionamentos de trânsito previstos para os nove dias de festa. 

O Município uniu esforços com a Vianafestas, a Diocese de Viana do Castelo e a Polícia de Segurança Pública com foco na mobilidade dos residentes e de quem visita a cidade nos dias das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

A aplicação “Romaria n´Algibeira” permitirá aos munícipes, visitantes e turistas a consulta de todos os eventos festivos e religiosos da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que decorrem com mais intensidade entre os dias 14 e 22 de agosto. Além dos eventos obterá informação variada sobre condicionamentos de trânsito associados a cada um, parques de estacionamento com informação sobre tarifário aplicado, transportes, proteção civil e informação útil variada desde sanitários, praças de táxis, farmácias, etc.

PUB

A aplicação foi desenvolvida pelo Município de Viana do Castelo, pelas suas equipas de SIG, Mobilidade e Proteção Civil, sendo o acesso feito através de código QR.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que sendo esta “a maior romaria de todas as romarias” temos “a obrigação de planear cada vez mais e melhor”. “São dias de muita exigência e de muitos constrangimentos que podem ser mitigados para que a nossa mobilidade seja facilitada”, referiu.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Por isso mesmo, o autarca apresentou a aplicação como uma “verdadeira desmaterialização da Romaria, de forma plena e em toda a dimensão”. “Teremos, este ano, um reforço significativo dos meios disponíveis, com aumento dos meios de transporte e também com o aumento dos lugares disponíveis para estacionamento”, realçou. “Queremos garantir melhores condições de mobilidade, de segurança e de comodidade para que todos posam viver a romaria”, frisou ainda.

Já o Vereador da Cultura e Presidente da Vianafestas, Manuel Vitorino, apelou ao “envolvimento cívico” que deve implicar “um planeamento das nossas rotas, da nossa deslocação”, sensibilizando para o civismo de todos na hora do estacionamento “para que esta seja sempre uma festa inclusiva e vivida em plenitude, por todos e para todos”.

PUB

Já a Vereadora com o pelouro da Mobilidade, Fabíola Oliveira, admitiu esta “bastante orgulhosa” de um trabalho interno que resultou numa aplicação “que agrega diversa informação útil”.

Assim, a aplicação é dividida em categorias, entre Calendário da Festa, Estacionamento, Como Chegar, Informação Útil, Proteção Civil e Contatos de Emergência. 

Dentro da mesma, pode encontrar-se uma lista dos eventos do dia, os percursos dos cortejos e procissões e respetivos condicionamentos de trânsito, para que os visitantes possam tomar decisões conscientes e antecipadas.

PUB

Na “Romaria n’Algibeira”, na área dedicada ao Estacionamento,  o visitante tem informações sobre parques de estacionamento de acesso gratuito ou pago (com indicação de tarifário), bolsas de estacionamento disponibilizadas para a romaria, parques de autocaravanas (total 444 lugares, aumento de 1750%), parques para autocarros (total 110, representando um acréscimo de 450%), estacionamento com acesso para mobilidade condicionada, circuito do autocarro municipal, indicação da localização dos postos de abastecimento de combustível e postos de abastecimento para viaturas elétricas na área da cidade.

A cidade deverá contar, nestes dias, com 4.505 lugares gratuitos em parques de estacionamento de livre acesso e bolsas de estacionamento. Estão ainda disponíveis 4.399 lugares de acesso pago. Totaliza, assim, 8.904 lugares de estacionamento, o que representa um acréscimo de 30 % dos lugares disponíveis relativamente aos números habituais.

Nesta aplicação será ainda disponibilizada informação sobre o Autocarro Municipal que irá circular gratuitamente em circuito pré-definido de 17 a 20 de agosto. O autocarro da linha de Monserrate circulará das 14h00 às 1h30, repetindo circuito de meia em meia hora. Já o autocarro da linha de Santa Maria Maior irá circular igualmente de trinta em trinta minutos, das 20h00 à 1h30.

PUB

Na categoria Como Chegar são apresentadas as praças de táxis (34 lugares disponíveis), paragens de autocarro, rotas e horários do transporte rodoviário, ferroviário e transporte fluvial (ferryboat), Elevador de Santa Luzia (com horário alargado para que possa assistir desde Santa Luzia ao Fogo do Campo e à Serenata).

Na Informação Útil, o visitante tem ainda acesso a informações sobre quiosques de informação, farmácias, Proteção Civil, bebedouros (6), sanitários (30), ecopontos extra (29) e praças de táxis. 

Já na área da Proteção Civil são indicados os corredores de emergência, farmácias e outras informações úteis. A aplicação disponibiliza também Contatos de Emergência variados.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas