Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Câmara Municipal aprovou protocolos para desenvolvimento cultural que ascendem aos 375 mil euros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, dez protocolos de desenvolvimento cultural com diversas entidades culturais do concelho e ainda dois contrato-programa de desenvolvimento cultural com a Ao Norte e com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

Os protocolos visam apoiar as associações nas suas atividades diversas de natureza social, cultural, educativa, recreativa, etc. Assim, com a ACEP – Associação Cultural e Educação Popular foi deliberado um apoio para áreas de intervenção como a biblioteca infanto-juvenil, a ludoteca, o centro de experimentação de ciências e centro de recursos educativos, bem como a cooperação alargada com os jardins de infância e escolas do concelho.

Com a Academia de Música, o protocolo tem em consideração que esta é a única instituição que ministra cursos básicos e secundários de música, reconhecendo que o ensino da música envolve recursos humanos e materiais onerosos, pelo que o apoio serve para dar continuidade ao projeto estratégico de alargar e consolidar o acesso cada vez mais generalizado à formação musical e à fruição desta arte pelos vianenses.

Foi ainda aprovado um protocolo com o Centro Cultural do Alto Minho para apoio na organização de atividades, edição de publicações, entre outras. Com o Casino Afifense, o protocolo destina-se a apoiar uma série de atividades e eventos e diversas áreas, fomentando essencialmente a educação, a cultura e o recreio.

PUB

Já para a ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, o protocolo é para os diversos eventos de animação da cidade, nomeadamente concertos, espetáculos e participação nas marchas populares. Com as Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas, a Banda Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, a Banda Escuteiros de Barroselas e a Associação Musical de Vila Nova de Anha, pretende-se apoiar o trabalho efetuado no âmbito da área musical e no incremento da cultura musical e enraizada na tradição cultural da região. A Câmara Municipal aprovou também um protocolo com a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho para promoção da cultura tradicional.

Na reunião, foi ainda aprovado um contrato programa de desenvolvimento cultural com a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual para promover eventos como as sessões cineclubistas, a oficina da imagem, a implementação do projeto Escolas em Grande Plano, o Centro de Documentação e o festival Encontros de Viana – Cinema e Vídeo.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, o contrato pretende dar continuidade aos projetos de desenvolvimento de hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estímulo dos públicos de infância e juventude, qualificação da oferta de arte contemporânea e a afirmação do Teatro Municipal Sá de Miranda como polo cultural no contexto local, nacional e internacional.

PUB
  Partilhar este artigo

2 comentários

  1. Senhor presidente Joaquim Luís Nobre Moreira, quando é que instala o P.T “posto de transformação na central de abastecimento de água na freguesia de Nogueira” que o senhor e o presidente cessante senhor José Maria da Cunha Costa mais “os locatários” do poder local, fizeram a
    inauguração no dia 19-12-2020!

    E até hoje “água” só por queda! Conjuntamente com a senhora Carlota Borges, que são “magníficos” no “falado” mas atos realizados, zero.!
    E também pode explicar “aos vianenses” o que é uma obra em rustico?
    Pois fez-se em Nogueira “uns sanitários públicos!!!” em propriedade da diocese, cujo “balizamento da via” é em rede de galinheiro”! E a frontaria é em rústico, “feito com régua e esquadro”!
    Faz favor, e “caso não saiba” vá ver o monograma da bandeira desta localidade, e verá “lá” dois picos, sinal que nesta localidade “havia gente de arte” A ponte Padre Palhares foi feita por gente desta localidade, bem como o “Estádio Nacional” em Lisboa! E a cimeira do “rústico da frontaria” dos sanitários estava a ser realizada em argamassa! Senhor Presidente, faz favor!
    Bem como a capela de N. S. da Conceição da Rocha, foi feita pelo povo com arte, desta localidade!
    E para que “lhe” fique na memória a pedra foi toda transportada em carros de bois da “bidorna” para aquele local, bem como para Viana do Castelo e depois em barcos de madeira para Lisboa!
    E para que fique o senhor e todos aqueles que o acompanham, a ponte foi feita em 1950 tinha Eu 8 anos! Entenderam! Se não! Não sou professor não sei explicar melhor!

  2. No comentário anterior no local em começa. E a cimeira do “rústico da frontaria” dos sanitários estava a ser realizada em argamassa!.
    A argamassa foi utilizada para regularizar o muro na cimeira do mesmo, e por cima desta levará “segundo” o que se vê no local “cantaria” cortada a régua e esquadro, para rústico não está nada mal!
    Verifiquei de “passagem” que os “sanitários” só tem 2 portas! Será que os deficientes e cadeiras de rodas não tem lugar naquele Lugar?
    E não “esquecer” de colocar “um ponto de água potável”! para os passantes e não só.
    E dada a “excelência” do exterior espero que o interior seja digno do exterior!
    Já que os “esgotos” ou a falta deles é “um poço sumidouro” nas fundações da capela de N. S. da C. da Rocha! Feito com “argolas” de poço.
    Nas construções do final do século passado nos locais onde não há saneamento, são realizados “tanques subterrâneos” isolados do ambiente. Agora “aqui” o Poder local dá o exemplo, não admira pois “as fossas” correm a “céu aberto” e “os responsáveis, se é que os à, dizem que “está” tudo limpinho, e não me tirem do sério, pois “um dia” e provavelmente estará bem próximo colocarei na comunicação social os e-mails que guardo, em papel, enviados pelas “entidades” que deveriam ter respeito pela VIDA.
    E este não é “um comentário feito segunda vez” É a retificação de uma parte do anterior mais o “novo” comentário original.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

press@maniadigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas