Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Câmara Municipal lidera projeto das Cidades Âncora para a Economia Azul

Câmara Municipal lidera projeto das Cidades Âncora para Economia Azul.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assumiu a liderança na criação de uma rede urbana inter-regional denominada “Cidades Âncora para a Economia Azul”, assinando um protocolo para constituir um consórcio com entidades nacionais. Através dessa iniciativa, a cidade reforçará o seu papel como um polo dinâmico na promoção da economia do mar, além de impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável da região.

Este consórcio, inserido na ITI – Rede Urbana Interregional dos programas Regionais Norte2030, Centro2030, Lisboa2030, Alentejo 2030 e Algarve 2023, é composto por municípios como Aveiro, Lagoa, Oeiras, Peniche, Portimão, Setúbal, Sines, e entidades como o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Fórum Oceano, Sines Tecnopolo – Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama e a Universidade do Minho.

PUB

Entre os investimentos previstos no protocolo, destaca-se a implementação da Agenda Urbana da Economia do Mar, ‘living labs’ azuis, estudos e planos diversos e a realização de roteiros turísticos.

Viana do Castelo, possui uma Agenda do Mar 2030, que abrange diversos eixos, como tecnologias renováveis offshore, desenvolvimento sustentável ancorado no porto marítimo, reindustrialização azul através da construção naval, destino de excelência para experiências náuticas sustentáveis, entre outros.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas