Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Distrito de Viana «na cauda» na criação de mais camas em residências universitárias

a1

Das 14 mil camas em residências universitárias anunciadas para o país, o distrito de Viana do Castelo só contará com a criação de 200.

 

Liliana Silva, deputada pelo PSD eleita pelo distrito de Viana do Castelo, manifestou-se esta quinta-feira preocupada com o alojamento dos estudantes universitários no Alto Minho, em audição ao Ministro da Ciência e do Ensino Superior Manuel Heitor.

Conforme afirmou a deputada “o distrito de Viana do Castelo, no que diz respeito a residências universitárias tem, segundo dados concretos, 480 camas para cerca de 5 mil alunos”. Ora, considerou a deputada, “menos de 10% de camas é manifestamente insuficiente para o universo dos alunos”. “Ainda para mais num território que tem de ter uma forte estratégia de captação de alunos para que estes deixem de estar localizados, esmagadoramente, nos grandes centros urbanos e possam começar a optar por distritos de menor densidade populacional”.

PUB

Lembrando a garantia dada esta semana pelo Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, ao ter dito que o Governo pretende criar 14 mil camas para estudantes, Liliana Silva foi pragmática perante o governante. “Esperemos que isso saia do papel, porque se afigura como mais um anúncio eleitoral igual a tantos outros que abundam por aí”.

A deputada pretendeu então saber “o que está previsto em concreto para este distrito já para o próximo ano lectivo, mais especificamente para Melgaço, Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo”. Para Liliana Silva, “territórios afastados do olhar do poder central, mas que face à qualidade do ensino prestado nos merece a melhor atenção e um forte investimento em concreto”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Em resposta, João Sobrinho Teixeira revelou que irão ser criadas 200 camas no distrito de Viana do Castelo “mas o processo ainda não está fechado”. O número deixou Liliana Silva em profunda indignação. “Duzentas camas em 14 mil?! É a isto que o distrito de Viana do Castelo tem direito? Lamentável! Estou indignada!”, desabafou Liliana Silva.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas