Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

‘As Estrelas do Caminho’: a mais extensa exposição de arte do mundo chega a Portugal

A iniciativa artística com 230 km, que visa prestar homenagem a todas as pessoas que mantêm vivo o espírito do Caminho de Santiago, chega este ano a Portugal: Matosinhos, Barcelos, Ponte de Lima e Rubiães.

 w

A artista galega Lula Goce e o artista português Daniel Eime, retratarão nove protagonistas em murais de nove etapas do Caminho Português. O mural que mostra Joaquim Sá, atleta português de 74 anos, já está terminado e pode ser visto em Rubiães.

  w

PUB

A exposição de arte mais extensa do mundo chega a Portugal, depois da iniciativa “As Estrelas do Caminho”, da cervejeira galega Estrella Galicia, ter estreado em 2021. Inicialmente com 140 km, agora esta enorme exposição ao ar livre, expande 230 km, compreendendo também o Caminho Português, entre o Porto e Santiago de Compostela, com paragens em Matosinhos, Barcelos, Ponte de Lima e Rubiães.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

“As Estrelas do Caminho” trata-se de uma homenagem aos peregrinos que mantêm vivo o espírito do Caminho de Santiago num Xacobeo (também conhecido por Ano do Jubileu Compostelano) que, excecionalmente, durará dois anos. Há um ano, inaugurou a exposição mais extensa do mundo, que decorreu ao longo de 140 km, nas últimas sete etapas do Caminho Francês (um dos caminhos de Santiago mais populares, também conhecido como Caminho das Estrelas). Agora, a exposição que chega a Portugal terá murais ao ar livre pintados pela artista galega Lula Goce e pelo artista português Daniel Eime, que interagem estabelecendo uma conversa artística. Os murais serão pintados em locais visíveis, tais como fachadas ou pontes, sendo que as paragens no lado espanhol são Tui, O Porriño, Pontevedra, Caldas de Reis e Padrón.

 w

PUB

Os protagonistas destes murais, que podem ser vistos pelos peregrinos, são nove pessoas com nove histórias de resistência ligadas ao Caminho, à tradição e à terra, que foram capazes de lidar com todas as dificuldades que enfrentaram. Entre eles, Joaquim Sá, um atleta de Rubiães, com 74 anos, que fez o percurso de ida e volta do caminho em várias ocasiões; Andrea Gonzalez, de Tuí, pianista e gestora cultural premiada que entrou no ranking das 100 Melhores Mulheres Líderes em Espanha; ou Enrique Ocampo, de Caldas de Reis , o sineiro que moldou os sinos da Catedral de Santiago seguindo a tradição da sua família desde 1630.

 w

[[{“fid”:”62831″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

PUB

[[{“fid”:”62832″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”2″}}]]

w

9 novas histórias, 10 etapas, um diálogo

w

A história da Galiza e de Portugal é a história de dois povos irmãos, que têm mantido um laço indissolúvel ao longo dos séculos, tendo o Caminho como elo fundamental. O diálogo é uma parte essencial desta viagem, como elo de ligação entre pessoas de diferentes países e culturas, que partilham uma multiplicidade de experiências na sua viagem a Santiago de Compostela.

PUB

 w

Por esta razão, o diálogo é o fio condutor desta nova exposição, na qual Lula Goce e Daniel Eime alternarão as suas obras ao longo do itinerário, estabelecendo uma conversa através dos murais e reforçando a ideia de troca, tão presente no Caminho. “O Caminho de Santiago não pode ser compreendido sem as pessoas que fizeram dele a experiência que ele é, e que tem sofrido ao longo dos séculos. Por esta razão, quisemos fazer do diálogo um dos temas centrais da exposição, promovendo a ideia de uma experiência de colaboração e irmandade entre povos, culturas e pessoas “, explica Goretti Castro, Gerente de Cultura, Gastronomia e Origem da Estrella Galiza.

 w

[[{“fid”:”62833″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“3”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”3″}}]]

[[{“fid”:”62834″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“4”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”4″}}]]

w

A Exposição

w

Com curadoria de Estrella Galicia, “As Estrelas do Caminho” é a exposição de arte mais extensa do mundo. Depois de abrir no ano passado com murais do artista Mon Devane em sete etapas do Caminho Francês, este ano está a ser alargada a nove paragens ao longo do Caminho Português.

 w

Dois dos murais já estão terminados; o mural de Joaquim Sá, atleta de 74 anos, em Rubiães pintado por Lula Goce, e o de Enrique Ocampo, representando a família Ocampo que constrói e repara sinos desde 1630, entre eles o da Catedral de Santiago de Compostela, em Caldas de Reis, também retratado por Lula Goce.

w 

Nas proximidades de cada mural será colocado um marco, com informação detalhada sobre cada pessoa retratada. Estes novos marcos farão parte da nova rota artística do caminho.

 w

[[{“fid”:”62836″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“6”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”6″}}]]

e

Os artistas

w

Daniel Eime é um artista português cujas obras de stencil tentam sempre escapar à técnica geral com tinta estática e textura de spray. Começou a pintar na rua quando tinha apenas 16 anos e o grafite foi o seu primeiro passo, mas após dois anos começou a experimentar novas formas de arte de rua, tais como autocolantes, cartazes e finalmente stencil. Licenciado em Design de Cenografia, trabalhou durante vários anos como cenógrafo, essencialmente em projetos de teatro, cinema e publicidade. Em 2011 abandona a sua área de formação, passando a dedicar-se exclusivamente à arte urbana. Desde 2008 que desenvolve trabalhos exclusivamente com a técnica de stencil, sendo reconhecido pelos seus murais de grande escala e pelo uso de imagens detalhadas. Procura trabalhar rostos comuns e do quotidiano, frequentemente combinados com elementos abstratos e geométricos. Nos últimos anos expôs em diferentes países, tais como Inglaterra, França, Itália e Suíça. Os seus novos projetos vão levá-lo à Alemanha, Rússia e Espanha.

 w

Lula Goce, artista de Baiona (Pontevedra), é uma das grandes referências da arte urbana em Espanha e a nível internacional, com intervenções em todo o mundo. Licenciada e doutorada em Belas Artes pelas universidades de Salamanca e Barcelona respetivamente, a sua carreira esteve sempre ligada à intervenção urbana e mais especificamente à arte urbana. Em Barcelona desenvolveu a sua técnica em ruas e muros, culminando nos últimos anos com intervenções murais em grande escala. Atualmente desenvolve projetos de arte urbana em todo o mundo, nos centros de cidades emblemáticas como Nova Iorque, Washington, Miami, Bruxelas, Paris, Hanôver e Madrid, com colaborações para a ONU (Nações Unidas) e a Street Art Mankind nos EUA.

 w 

Diálogo

w

Para além dos murais, “As Estrelas do Caminho” contarão a história das personagens que protagonizam a obra através de uma série de curtas-metragens em que terão diferentes diálogos entre eles. Falarão sobre o que o Caminho representa nas suas vidas ou como estão envolvidos na vida quotidiana das suas localidades. Lula Goce e Daniel Eime, entretanto, falarão também das suas diferentes visões sobre a arte e o que une as culturas galega e portuguesa.

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas