Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Gonçalo Cadilhe apresenta em Ponte da Barca o seu livro ‘Nos Passos de Magalhães’

Escritor Gonçalo Cadilhe

No âmbito do projeto Projeto “School4All”, desenvolvido pelo Município de Ponte da Barca, em colaboração com o Agrupamento de Escolas e que visa um conjunto de ações e medidas de promoção de sucesso escolar, vai decorrer hoje, sexta-feira, 6 de março, às 15h, na Escola Secundária, a apresentação do livro “Nos Passos de Magalhães, de Gonçalo Cadilhe. Uma segunda apresentação acontece à noite, pelas 21h, na Casa da Cultura, dirigida ao público em geral.

Sobre o Livro

Nos Passos de Magalhães é a história de lugares mágicos contada pelos olhos de um viajante moderno, ao mesmo tempo que nos guia pela Lisboa Manuelina, pelas cidades espanholas dos Descobrimentos, pelas fortalezas da Expansão Portuguesa no Oriente, pelas ilhas encantadas das Especiarias e pelas margens desoladas do Estreito de Magalhães, Gonçalo Cadilhe reinventa a viagem de um homem que conquistou o seu lugar no mundo. e provoca no leitor o desejo de partir.

Sobre o Autor

PUB

Gonçalo Cadilhe era já um nome conhecido na literatura portuguesa de viagens quando em 2007 propôs ao semanário Expresso uma viagem temática, subordinada à figura de Fernão de Magalhães e à primeira circum-navegação. Chamou-lhe “biografia itinerante”. De facto, o projecto – que passou das crónicas do jornal para a publicação em livro e para a difusão em série televisiva – procura trazer a vida do grande navegador para a ribalta, mas distingue-se das biografias tradicionais por enfatizar o lugar do biógrafo-viajante na contemporaneidade da sua própria viagem.

A articulação de presente e passado no encontro de culturas, o jogo narrativo entre a reconstrução da figura de Magalhães e a representação da multifacetada diferença do Outro, o cruzamento do uno e do diverso na globalização actual, e ainda a sensibilidade do olhar do autor-viajante e o estilo dúctil da sua escrita, tudo isto foram razões substantivas para o enorme êxito que o livro conheceu. Tomando em consideração quer as discussões genológicas sobre biografia e sobre literatura de viagens, quer a questão da busca permanente do exótico no planeta global, o meu artigo pretende estudar a fecunda hibridez desta obra, que, na pós-modernidade, cruza tempos e espaços numa peculiar viagem de demanda intercultural.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas