Casa do Orfeão em Vila Praia de Âncora acolheu mais uma iniciativa cultural do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, no âmbito do seu projeto Diálogos Lionísticos | Cultura, no passado sábado, dia 25 de novembro.
Desta vez, mais uma Tertúlia Literária com a Escritora Maria José Areal, de Vila Nova de Cerveira, numa conversa à roda do seu recente Livro “Barras da minha saia – quase um diário II”, com apresentação de Maria Alzira Castro Fonseca e moderação de Rosa Virgínia Magalhães.
PUBUma tertúlia muito participada que decorreu num ambiente muito intimista, que foi iniciada com uma nota de boas-vindas pelo Presidente do Lions Clube, Manuel Amial e com o tradicional momento protocolar lionistico de saudação às Bandeiras e que terminou com um momento de envolvimento do público, cantando canções imortais, como “Cuando calienta el sol”, “Tous les garçons et les filles”, “Trova do Vento que Passa”, acompanhadas ao piano pelo Maestro do Orfeão, Francisco Presa.
Esta foi já a terceira vez que Maria José Areal acedeu ao convite dos Lions, depois de em 2016 ter apresentado o seus Livro “Rendas do meu decote” e em 2020 o Livro “Barras da minha saia – quase um diário I”.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
Maria José Areal nasceu em Cristelo Covo, Valença em 1952, é voluntária de Clubes de Leitura e Expressão Corporal e tem já um manancial de obras publicadas, nomeadamente, “Pedaços de Mim”(poesia)”, 1999, “À deriva” (poesia) em 2004, “Sabor a sal e a mar” (poesia) em 2006, “Pedaços de Memórias – Itinerários no Tempo e no Espaço” (narrativas) em co-autoria em 1999 | 2000, “Na eira dos pardais” (contos) em 2014 e “Há dias que não sei de mim e outros que pouco de mim sei” (poesia) em 2015.
No momento da apresentação da Escritora e do seu Livro, Maria Alzira Fonseca brincou com as palavras, palavras que não faltam no livro, cativou a assistência numa prestação muito intimista e com muito sucesso, que enriqueceu de forma significativa a sessão.
Seguiram-se momentos de leitura de diários do livro que estiveram a cargo de membros da assistência | Alberto Magalhães, Maria da Luz Colaço, Rosário Varela, Maria Eduardina Presa e Maria Clara Correia | que acicataram o interesse na leitura da obra literária.
PUBNo momento da Autora, Maria José Areal, começou por agradecer a gentileza do Lions Clube de Vila Praia de Âncora ao convidá-la novamente, dando-lhe palco nesta tertúlia. Também se mostrou grata com a apresentadora, a sua Amiga Zinha Carvalho, que foi generosa no elogio à sua obra e também com a moderadora, Rosa Virgínia Magalhães, pelo tom carinhoso com que a envolveu.
Falou depois do seu processo criativo, do seu tempo de escrita e do prazer que sente ao fazê-lo.
PUBSeguiu-se um momento de intervenção do público, que foi muito participado, ao qual Maria José Areal completou com notas sobre a sua experiência literária e falou ainda das dificuldades que os autores têm para publicar as suas obras.
Num apontamento cultural o maestro Francisco Presa, colocou a assistência a cantar canções eternas como “Cuando Calienta el Sol”, “Tous Les Garçons Et Les Filles”, e “Trova do Vento que Passa”, ficando provado que existem canções inesquecíveis.
Terminada a apresentação, a moderadora Rosa Virgínia Magalhães, num gesto de carinho para com os restantes membros da mesa, entregou-lhes um ramo de flores a cada.
O Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, Manuel Amial, agradeceu no final a forma a forma bonita, generosa e elevada com decorreu a sessão, realçando, uma vez mais, que “um dos objetivos dos Lions é promover livre e ampla discussão de assuntos de interesse cultural, interessar-se pelo bem-estar público, cultural e social da Comunidade e fomentar um espírito de compreensão entre as pessoas” objetivo, que no seu entender, foi ali plenamente conseguido.
Em sinal de reconhecimento entregou à autora Maria José Areal o Diploma de MENÇÃO HONROSA, que lhe foi “atribuída pela reconhecida qualidade de escritora, pelo manancial de obras publicadas e pela disponibilidade e presença, nesta data, na atividade Diálogos Lionísticos | Cultura em Vila Praia de Âncora, apresentando seu novo Livro Barras da minha saia – quase um diário II”.
Na altura, também foram entregues Diplomas de RECONHECIMENTO à moderadora Rosa Virgínia Magalhães e à apresentadora Maria Alzira Castro Fonseca pela participação ativa na sessão e, ainda, ao Orfeão de Vila Praia de Âncora pelo apoio logístico dado ao Lions Clube de Vila Praia de Âncora para a realização desta tertúlia.
No final seguiu-se, como de costume, uma sessão de autógrafos e um convívio de café no bar da Casa do Orfeão, permitindo uma aproximação mais descontraída entre a Autora e os seus leitores.
Relevamos, a terminar, com muito gosto, o lindo gesto da Amiga e Cozinheira Gorete Agostino que levou para o convívio “doçaria farta, linda e saborosa” como lhe chamou Maria José Areal e a quem o Lions Clube sensibilizado agradece.