Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Incêndios invadem o Alto-Minho

Incêndios invadem o Alto-Minho

O Autarca de Ponte da Barca, Vassalo Abreu mostrou a sua preocupação com a falta de água num depósito que deveria servir numa situação de calamidades como esta.

Uma represa, construída há 15 anos, na Serra Amarela, no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), para facilitar abastecimento dos meios aéreos de combate a fogos está «vazia» há cinco anos, por não ter sido autorizada a sua reparação.

«É uma situação inadmissível. Existe um depósito onde os meios aéreos poderiam abastecer, facilitando o combate aos incêndios, como aconteceu em Terras de Bouro e está vazio, há cinco anos. Está rachado e não nos deixam repará-lo», afirmou à Lusa o presidente Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês (ADERE-PG), Vassalo Abreu. Acresce que a obra foi executada, no tempo do PNPG, hoje ICNF, que curiosamente entendem a sua reconstrução.

Esta revindicação foi aflorada na reunião entre os autarcas do Alto Minho, a protecção civil distrital e nacional, reunião no passado Domingo, que teve lugar em Viana do Castelo.

PUB

O responsável, que é também autarca de Ponte de Barca, um dos cinco municípios integrados na área do PNPG, explicou que a estrutura foi construída em 2000, na zona de Pena do Eido, no alto da Serra Amarela, com apoios de fundos comunitários.

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas