Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Itália quer aplicar multas a quem usar estrangeirismos

Logotipo Mundo Insólito

A ideia surgiu do partido de extrema-direita Irmãos de Itália e a proposta implica multas que podem chegar aos 100 mil euros.

Há um partido italiano que pretende punir o abuso de estrangeirismos nas conversas entre italianos. Os deputados do Irmãos de Itália, um partido de extrema-direita querem que seja aprovada uma lei que prevê a aplicação de multas pesadas para quem usar palavras estrangeiras entre conversações.

O jornal italiano Corriere della Sera revela que a primeira-ministra, Giorgia Meloni, apoia a proposta lançada pelo deputado Fabio Rampelli. Conservar a língua italiana é o objectivo da proposta que sugere a aplicação de multas entre os 5 mil euros e os 100 mil euros, se forem utilizadas palavras, por exemplo, em inglês, sobretudo se forem gestores públicos a fazê-lo, não só em diálogos mas também em documentos oficiais.

PUB

A proposta vai para além do uso de palavras estrangeiras, sobretudo as inglesas, sendo que o objectivo é também multar quem pronunciar mal palavras italianas como “brucheta” (que correctamente tem de ser lido “brusqueta”.

Para já ainda é apenas uma proposta, uma vez que o parlamento ainda não a discutiu. O partido Irmãos de Itália também quer, nesta nova lei, que as empresas estrangeiras que funcionam em território italiano passem a ter a documentação na língua italiana, como contratos de trabalho ou regulamentos internos.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas