Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

JP leva políticas de FJP leva políticas de Família e Lusofonia à Presidência da República

Comunicado de Imprensa
Logotipo JP Francisco Camacho

Uma comitiva da direcção nacional da Juventude Popular (JP) foi hoje recebida no Palácio de Belém pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência marcada pela agenda dos jovens democratas-cristãos para o futuro da CPLP e para a promoção da natalidade e família.

Uma das prioridades do programa política da nova direcção nacional da JP, liderada por Francisco Camacho, está precisamente nas políticas de família, tema considerado pela jota centrista como “estrutural e fundamental” para o futuro do país. “Estamos perante um futuro de grandes desequilíbrios demográficos, num país com cada vez menos nascimentos e com uma população idosa cada vez maior. Temos de admitir que o nosso modelo de sociedade e de governação não está preparado para o ‘inverno demográfico’”, atira Camacho, que quis levar estas preocupações a Belém.

“É absolutamente necessário que o governo tenha como prioridade a promoção da construção de família e da natalidade» para garantir um «futuro às novas gerações portuguesas”. Segundo o líder da JP, o “círculo vicioso” da precariedade laboral, baixos salários e difícil acesso a habitação tornaram a construção de família impossível para milhares de jovens. Para contornar o “inverno demográfico”, Camacho partilhou com o Presidente da República “algumas ideias de propostas que deviam ser prioritárias”, inclusive no “âmbito do próprio Programa de Recuperação e Resiliência”: isenção de IRS para todas as mães com três ou mais filhos, universalização da rede de creches, cheque-família para a compra do primeiro carro para famílias numerosas, entre outras.

O outro tema que a comitiva da JP levou a Marcelo Rebelo de Sousa foi o aprofundamento e a reforma da CPLP, já que em julho se vai realizar a cimeira da organização dos países de língua portuguesa. “Entregámos algumas propostas sobre o futuro da CPLP ao Senhor Presidente da República”, propostas estas, segundo o presidente da JP, “com vista a impulsionar a comunidade lusófona, dignificar a língua portuguesa, e traçar uma linha atlantista e marítima para a política externa portuguesa”. Entre estas propostas entregues ao Chefe de Estado está a ideia da criação de um “Passaporte Lusófono”, um mecanismo que permita a maior facilidade de circulação de pessoas e bens no espaço lusófono.

Sobre a audiência com o Presidente da República, “o Senhor Presidente ficou muito satisfeito com a nossa ideia de patriotismo de futuro” e tem bastante em conta “a relevância e o papel da JP enquanto força viva na juventude portuguesa”. Camacho acrescenta ainda que Marcelo Rebelo de Sousa “foi muito sensível em relação às preocupações da JP com a política de mar e com a lusofonia”, e que se mostrou “compreensivo em relação às nossas principais prioridades políticas, por colocarmos em cima da mesa temas tão relevantes para a justiça intergeracional como a questão demográfica”.

A actual Comissão Política Nacional da JP foi eleita no último Congresso Nacional, realizado nos dias 6 e 7 de março em formato online, que juntou três centenas de jovens democratas-cristãos.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas