Lendas e Mitos do Brasil: O Corpo de Mani

[[{“fid”:”63484″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”António J. C. da Cunha perfil”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”António J. C. da Cunha perfil”,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”António J. C. da Cunha perfil”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”António J. C. da Cunha perfil”,”external_url”:””}},”attributes”:{“alt”:”António J. C. da Cunha perfil”,”title”:”António J. C. da Cunha perfil”,”height”:”170″,”width”:”170″,”class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

António J. C. da Cunha

Empresário luso-brasileiro no Rio de Janeiro *

w

Continuando com publicação de “Lendas e Mitos do Brasil”, o espaço de hoje está reservado para o “ O CORPO DE MANI”.  Mais uma das lendas publicadas pelo Professor Theobaldo Miranda dos Santos, em seu livro da Companhia Editora Nacional.

 w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

“Há muitos anos, a filha do tuxaua de uma das tribos, deu à luz uma menina alva como o leite. O chefe resolveu matar a filha no dia seguinte. Mas, à noite , apareceu-lhe em sonho um homem branco, que lhe afirmou ser a moça inocente. E ameaçou-o com um castigo terrível se ele matasse a própria filha. Por isso o tuxaua nada fez.

A criança recebeu o nome de Mani. E, logo depois que nasceu começou a andar. Era tão linda quanto inteligente e boazinha.  Os índios a adoravam. Mas a menina não viveu muito tempo. Antes de completar um ano, morreu sem ter adoecido.

O tuxaua mandou enterra-la na própria maloca. Todos os dias, os índios regavam a sepultura, segundo antigo costume da tribo. Sobre a cova de Mani nasceu, pouco tempo depois, uma planta desconhecida. Quando a planta  deu flores e frutos, os pássaros que os vinham comer ficavam embriagados.

Um dia, a terra fendeu-se ao pé da planta e surgindo as raízes.  Os índios as colheram  e, tirando a sua casca, notaram que eram brancas como o corpo de Mani. Acreditando ser um milagre de Mani, os índios comeram essas raízes e fizeram com as mesmas um vinho delicioso.

Daí por diante , os índios cultivaram essa planta maravilhosa. E deram-lhe o nome muito bonito: mandioca ou manioca, que quer dizer corpo de Mani.

w

Eis como o poeta Lindolfo Xavier conta, em versos, a lenda da mandioca:

 w

Mani, loura criança que nascera

PUB

De uma virgem, por todos admirada,

Foi cedo numa cova sepultada,

E a mãe saudosa o pranto ali vertera.

Ao rebentar ardor da primavera,

Surgiu da cova uma árvore encantada,

De tão longa raiz, que triturada.

Toda uma tribo a carne lhe comera.

 w

Da túbera uma tão maravilhosa

Bebida dentro em pouco se inventara,

Que a tribo toda se embriagou, radiosa.

 w

A lenda se espalhou festiva e clara

E a mandioca tornou-se milagrosa

Fênix americana excelsa e rara.

 w

Vale acrescentar que nos dias atuais, a mandioca ainda é um dos principais alimentos no Brasil.

O nome científico é Manihot Esculenta Crantz. Mas essa raiz é conhecida por muitos outros nomes pelo Brasil afora: mandioca, macaxeira, aipim, maniva, castelinha, uaipi, maniveira, pão-de-pobre… E tão variados quanto os nomes são os benefícios que esse ingrediente tão presente na nossa culinária traz para a saúde de quem consome.

Farinha de mandioca, tapioca, mandioca cozida, assada, frita… são múltiplas as formas de consumir – isso sem falar no uso industrial.

Tanta versatilidade e poder nutricional somados à resistência do cultivo a pragas e secas fez com que a mandioca fosse eleita pela ONU como o alimento do século 21!

Vamos conhecer um pouco mais? Na sequência, você confere:

 w

[[{“fid”:”64854″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”2″}}]]

w

Tipos de mandioca

Benefícios da mandioca para a saúde

Formas de consumo da mandioca

w

Tipos de mandioca

w

A mandioca é dividida em dois grupos: mandioca-mansa e mandioca-brava. Embora aparentemente iguais – a diferenciação considera o tempo de colheita e o nível de ácido cianídrico (que é uma substância tóxica) presente na raiz.

 w

  • Mandioca-mansa (ou de mesa): é a que encontramos em supermercados e feiras e chamamos de aipim, macaxeira etc. Menos fibrosa e de mais fácil cozimento, tem baixo nível de ácido cianídrico e é perfeita para consumo.
  • Mandioca-brava (amargosa ou industrial): colhida tardiamente, a mandioca-brava contém elevado grau de ácido cianídrico e, para ser consumida, precisa passar por processos de secagem ou de longo cozimento, a fim de eliminar a substância. Ela é utilizada na indústria para a fabricação de farinha, polvilho e fécula.

 w

[[{“fid”:”64855″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“3”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”3″}}]]

w

Benefícios da mandioca para a saúde

w

A mandioca é um amido naturalmente livre de glúten, o que torna sua farinha e outros derivados uma ótima opção para celíacos ou pessoas com intolerância.

Mas os benefícios são para todos! As raízes da mandioca-mansa são ricas em carboidratos complexos e fibras.

Essa combinação fornece energia para o corpo e, ao mesmo tempo, evita os picos de açúcar no sangue. Isso porque a glicose desse tipo de carboidrato é liberada mais lentamente no corpo – o que poupa o pâncreas e reduz o risco de diabete tipo 2.

É também graças a essa “dobradinha” que a mandioca proporciona a sensação de saciedade por mais tempo. Mas os benefícios da mandioca não param por aí.

Além de energia, a raiz tem baixo percentual de gordura e é fonte de vitamina C e de minerais como cálcio, fósforo, potássio e magnésio.

Alguns cruzamentos geraram variedades de mandioca ainda mais nutritivas: as rosadas apresentam o antioxidante licopeno e as amarelinhas contém betacaroteno (precursor da vitamina A, poderoso antioxidante que protege contra as doenças do envelhecimento).

 w

https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/receitas-com-mandioca?amp&gclid=Cj0KCQjwkOqZBhDNARIsAACsbfKUQoKgHq99_bV0vhXsSqRq42Cs85Zm6uu_kFgXGcRqVc6SXbl0H7kaAvJuEALw_wcB&gclsrc=aw.ds

 w

PRATOS TÍPICOS, NO BRASIL, TENDO A MANDIOCA COMO PRODUTO PRINCIPAL

w

No site indicado acima há uma enorme variedade de sugestões. Afirmo-lhes que irão surpreender-se com uma visita. Todavia, ilustrando um pouco mais a publicação preparada para o Jornal MINHO DIGITAL, mostro algumas dicas que causam o que popularmente é dito: são de causar água na boca !!!

 w

Deliciosas sugestões de entradas, pratos principais e sobremesas!

w
[[{“fid”:”64856″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“4”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”4″}}]]
w

Receitas com Mandioca Frita

 w

A mandioca frita é um dos clássicos das receitas com mandioca. Ela cai bem como acompanhamento de diversos pratos principais, principalmente com as carnes.

 w

Mandioca frita: fazer essa receita é muito simples: basta cozinhar a mandioca por alguns minutos, deixar esfriar e em seguida fritar em óleo quente até que fique dourada.

 w

Bolinho de Macaxeira: para quem prefere um petisco mais elaborado, o bolinho de mandioca é uma opção deliciosa e fácil de fazer. É ótima tanto como entrada quanto como acompanhamento.

 w

[[{“fid”:”64857″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“5”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”5″}}]]

w

Mandioca, macaxeira, aipim… seja qual for o nome utilizado, essa raiz está presente em milhares de cozinhas ao redor do país.

 w

Herança indígena, o uso da mandioca se popularizou no Brasil por ser um alimento acessível e de fácil cultivo. Além de possuir grande valor nutricional, a mandioca oferece uma gama de possibilidades de preparos, de pratos doces a salgados.

 w

Pensando nisso, no artigo de hoje, nós listamos uma diversidade de receitas com mandioca, com deliciosas sugestões de entradas, pratos principais e sobremesas!

 w

[[{“fid”:”64858″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“6”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”6″}}]]

w 

Receitas com Mandioca Assada

w

Mandioca ao Forno com Queijo: assada no forno e servida acompanhada de queijo meia-cura, essa receita de mandioca é ideal para quem aprecia a raiz como petisco, mas não gosta de consumir frituras.

Mandioca Assada com Parmesão: se você não é muito fã de queijo meia-cura, essa receita pode ser uma ótima opção! O modo de preparo é o mesmo, basta cozinhar a mandioca, temperar e levar ao forno. A diferença está no toque final do prato: em vez de meia-cura, você vai finalizar com queijo parmesão.

Costela com Mandioca: para quem busca uma receita com mandioca deliciosa e fácil de fazer, esse prato é o ideal. O preparo é rápido: basta cortar os legumes, temperar a costela e levar todos os ingredientes ao forno por 2 horas.

Assadeira de Mandioca com Carne-Seca: essa receita com mandioca traz uma deliciosa releitura de uma combinação que é típica do Nordeste brasileiro. Em vez de servir os ingredientes separadamente, com a mandioca é usada para fazer um purê que depois é misturado com a carne para ser levado ao forno.

Croquete de Mandioca: se você gosta de salgadinhos, mas não é muito fã de fritura, não deixe de conferir essa receita com mandioca! Em vez de ser frito em óleo, esse croquete recheado com carne é levado ao forno por 30 minutos, e depois é servido com um delicioso molho caseiro de mostarda.

w

[[{“fid”:”64859″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“7”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”7″}}]]

w

FARINHA DE MANDIOCA

w

Um dos produtos básicos componde a cesta básica de alimentos na mesa dos brasileiros, junto ao feijão e arroz.

Entre os benefícios da farinha de mandioca estão as fibras presentes no alimento que auxiliam para o bom funcionamento intestinal. O potássio presente previne as câimbras e o magnésio ajuda a controlar a pressão arterial; lido na internet.

A farinha de mandioca é energética e alternativa para dietas. Não contém glúten.

O processo de produção da farinha de mandioca seca consiste em lavar, descascar, triturar ou ralar as raízes, o que gera uma massa úmida. Em seguida, esta massa é prensada, peneirada e seca ou torrada.

São usados grandes tachos aquecidos ao fogo que transforma a pasta em farinha. A farinha de mandioca seca é classificada pelo tamanho do grão, que varia entre 1 a 2 mm, em fina, média e grossa.

Querendo conhecer um dos processos de produção, veja o site indicado.

https://www.cozinhatecnica.com/2021/05/farinha-de-mandioca-tipos-de-farinha-de-mandioca/#:~:text=O%20processo%20de%20produ%C3%A7%C3%A3o%20da,em%20fina%2C%20m%C3%A9dia%20e%20grossa.

w 

*

Natural da Freguesia de Geraz do Minho (Minho/Portugal)

Academia Duquecaxiense de Letras e Artes

Associado do Rotary Club Duque de Caxias – Distrito 4571

Membro da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Membro da CPA/UNIGRANRIO

Diretor Proprietário da Distribuidora de Material Escolar Caxias Ltda

  Partilhar este artigo