Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Paróquia de S. Miguel de Cabaços festeja o Padroeiro

Festejar a Vida! É este um dos motivos que leva as gentes de Cabaços (Ponte de Lima) a viver a festa do seu Padroeiro, durante o mês de setembro de cada ano.

Uma vida muitas vezes sofrida, cheia de suor e lágrimas, em que as sementes são lançadas à terra com pranto, dor e lágrimas; no entanto, “à volta vêm a cantar, trazendo os molhos de espigas” (salmo 125).

Há quase 25 anos que a comunidade paroquial de Cabaços celebra esta festa. Já começa a fazer história. Ela é o recolher de tradições que estavam na penumbra da memória colectiva e familiar desta gente limiana. Esta festa está a fazer história, porque é a história das vidas que está espelhada nela. E, com a bênção do Arcanjo S. Miguel vamos transformando estas vidas em Vida para todos.

A festa começa sempre no ano anterior, quando a comunidade se reúne para refletir acerca do tema a dar à festa de setembro seguinte. Depois, a partir de janeiro, os obreiros vão-se informando e formando acerca do tema. Este está sempre em sintonia com o ano pastoral ou com as comemorações da Igreja… Neste ano o tema não poderia ser outro que as Jornadas Mundiais da Juventude.

PUB

A população de Cabaços está unida para a festa! Se o Papa Francisco apelava a que houvesse lugar para “todos, todos, todos” na Igreja, esta festa é sinal dessa Igreja de portas abertas querida por Jesus Cristo.

Juntos construímos o programa da festa e os cenários de ornamentação do adro e dos espaços de acolhimento. Juntos divulgamos o evento, seja na distribuição de cartazes, nos convites pessoais e institucionais, nas redes digitais ou mais personalizadas… Juntos pensamos o menu de gastronomia tradicional, até porque algumas iguarias serão confecionadas por pessoas mais idosas que têm o lar como o seu lugar mais seguro… Juntos participaremos na recolha do milho para a grande desfolhada minhota… Juntos, cada um segundo as suas possibilidades, traremos as ofertas, primícias, animais e alimentos para serem vendidos na “feira do Samiguel”, no domingo. Porque celebramos a vida de todos, todos participam na festa da Vida.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Esta é uma “festa diferente das outras”, aberta à participação de “todos, todos, todos”

PUB

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

press@maniadigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas