No passado dia 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Ambiente numa iniciativa promovida pela Porta do Mezio – Parque Nacional Peneda-Gerês e pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) do Porto.
O programa focou-se na conservação da biodiversidade, na sustentabilidade alimentar, no Slow Food e no Marketing agroalimentar. Visando incutir práticas de consumo sustentável, o combate ao desperdício alimentar e a conservação do património genético das espécies.
O restaurante do complexo da Porta do Mezio dá o exemplo com a reciclagem integral dos resíduos orgânicos, o fim do uso de plásticos e de utensílios descartáveis e a promoção das cadeias curtas no setor agroalimentar, com o objetivo de chegar à neutralidade carbónica e à implementação de medidas para diminuir as emissões poluentes ainda difíceis de evitar. Além de, por cada 10 refeições servidas será plantada uma árvore no Parque Nacional Peneda-Gerês.
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Dentro das iniciativas está a apresentação dos três melhores projetos, Planos Estratégicos Porta do Mezio, desenvolvidos pelos alunos de Mestrado de Marketing do IPAM à Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL). E a apresentação da Associação Slow Food Porto sobre a tendências agroalimentares dos próximos 10 anos.
A edição de 2019 do Dia Mundial do Ambiente teve a China como país anfitrião e a poluição do ar foi o tema principal, sendo este um evento global designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, com o intuito de despertar para a importância de proteger e conservar o ambiente.
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