Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

São João das Cerejas no Mosteiro de São João d’Arga

São Joãozinho era filho de Santo Zacarias e de Santa Isabel. João, cujo nome significa “Deus é propício”, veio à luz em idade avançada de seus pais (cf. Lucas 1,36). Parente de Jesus, foi o precursor do Messias.

É João Baptista que aponta a Jesus, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim” (João 1,29ss.).

De si mesmo deu este testemunho: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai os caminhos do Senhor …” (João 1,22ss.).

PUB

São Lucas, no primeiro capítulo de seu Evangelho, narra a concepção, o nascimento e a pregação de João Baptista, marcando assim o advento do Reino de Deus no meio dos homens.

A Igreja celebra-o desde os primeiros séculos do cristianismo. É o único santo cujo nascimento (24 de junho) e martírio (29 de agosto) são evocados em duas solenidades pelo povo cristão.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O seu nascimento é celebrado no Mosteiro de S. João de Arga, com a solene liturgia da solenidade do nascimento do Precursor. No sábado, 24 de junho, a partir das 09:00 haverá confissões, e às 10:30 é celebrada a santa missa. É o dia do sermão de S. João de Arga, o filho de Santo Zacarias e Santa Isabel. Após a celebração eucarística, é feita a procissão em honra de S. João.

É neste dia que ao mosteiro medieval acorrem peregrinos de inúmeras localidades para, por meio de S. Joãozinho, louvar e agradecer ao Senhor da vida as graças recebidas e para pedir os milagres de que a história da sua existência precisa.

PUB

Saída da procissão no mosteiro

Estandartes na procissão de São João d’Arga

 

Escadório
Padre Manuel

PUB

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas