Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Sociedade Musical de Arcos de Valdevez venceu Concurso de Bandas Filarmónicas com exibição “encantadora”

O júri e o público ficaram rendidos à banda que alia o virtuosismo à entrega. A Sociedade Musical de Arcos de Valdevez (SMAV) venceu o III Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga. O festival, que contou com a participação de 13 bandas nacionais e duas espanholas, decorreu  no Parque de Exposições, no fim de semana de 25 e 26 de novembro.

Como de costume, a qualidade performativa da banda, magistralmente “guiada” pelo maestro Gil Magalhães, empolgou o público, provando, se necessário fosse, que mora nos Arcos uma das referências bandísticas de Portugal. Na altura em que foram comunicados os resultados, de baixo (15.º) para cima (1.º), a apresentadora sublinhou que a grande vencedora, a SMAV, “encantou o júri” com o sofisticado repertório interpretado pelos 61 músicos que envergaram a farda da banda que dá fama à terra. Neste sentido, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, que se fez representar no concurso pelo vice-presidente, Hélder Barros, aprovou, por unanimidade, um voto de louvor por mais uma suprema demonstração de qualidade da banda, que tem nos responsáveis João Costa e Isidro Amorim expoentes máximos de dedicação.

PUB

Além do prestigiado título, a SMAV ganhou um prémio pecuniário (1500 euros) e assegurou a presença no próximo S. João de Braga, uma das maiores festas populares de Portugal. Completaram o pódio deste III Concurso a Banda Musical de Fajões (Oliveira de Azeméis) e a Unión Musical de Valladares (Vigo).

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A SMAV, fundada em 1880, possui pouco mais de sessenta músicos, quase todos com formação musical e instrumental no seio da instituição, que é – também – uma escola de formação. Pela banda arcuense já passaram vários executantes que evoluem, atualmente, em academias, escolas profissionais e ensino superior.

Este III Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, segundo a organização, reafirmou o significado do evento – “o que melhor interpreta o sentir do movimento filarmónico” – na agenda cultural da cidade, e nela foram introduzidas algumas novidades.

PUB

PUB

De acordo com a vereadora da Cultura do Município de Braga, Lídia Dias, esta terceira edição foi “mais um passo para o enriquecimento desta história e um contributo para que [o Concurso de Bandas] chegue às próximas gerações em condições de se afirmar, cada vez mais, como um elemento que cresce e se desenvolve no respeito pelas diferenças e potenciador de energias, para que todos consigam crescer fazendo sempre mais e melhor pelas suas comunidades e, principalmente, pelos mais jovens”.

O III Concurso de Bandas Filarmónicas emparceirou o Município de Braga, a InvestBraga, o Conservatório Calouste Gulbenkian e a Associação de Festas de S. João de Braga.

 

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas