Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Surf Clube de Viana celebra Dia Internacional da Mulher com Chá Intercultural sobre Economia Azul para população migrante

Este Chá Intercultural, que se realizou quarta-feira passada, no Centro de Mar de Viana do Castelo mo Navio Gil Eannes, teve por público-alvo a comunidade migrante local, sobretudo a feminina.

Esta integração, que contou com participantes oriundos de 14 países, centrou-se em várias atividades formativas práticas, através das quais se refletiu e consciencializou para a importância da Economia Azul em geral e para Viana do Castelo em particular. 

Esta iniciativa foi dinamizada pelo Surf Clube de Viana (SCV) e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), através do Plano Municipal para a Integração dos Migrantes, e contou com o apoio do projeto TELONAMAN+, cofinanciado pelo programa Erasmus+, do qual o clube vianense é parceiro.

No âmbito do cumprimento dos objetivos do TELONAMAN+, este Chá Intercultural traduziu-se num evento com uma forte vertente formativa prática da liderança ambiental, participativa e inclusiva para a transição ecológica, com o objetivo de fornecer ferramentas para responder a desafios, necessidades e oportunidades de aprendizagem e evolução pessoal, bem como fomentar a geração de oportunidades de emprego através da Economia Azul.  

PUB

A consciencialização para o efeito das ações humanas foi um dos temas prioritários, tal como oportunidades de empoderamento feminino através da Economia Azul, inclusive oportunidades de desenvolvimento profissional em profissões tradicionalmente desempenhadas pelo género masculino. Maria José Neto, pescadora e presidente dos Armadores de Pesca Profissional de Castelo do Neiva, partilhou a sua história. Também Carla Alexandra, do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar – FOR-MAR, explicou que, cada vez mais, formam mulheres.

A CMVC, além do Plano Municipal de Integração de Migrantes, conta com uma equipa de mediadores municipais. O Chá Intercultural, evento mensal, é uma das iniciativas de acolhimento e integração que costuma realizar.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Carlota Borges, Vereadora da Coesão Social da CMVC, considera que “a temática do evento do Dia Internacional da Mulher, contribuiu para dar a conhecer melhor o nosso território, no qual a Economia Azul desempenha um papel importante.” Conta que também o feedback que teve dos participantes “foi muito positivo”.

PUB

Para Victoria Muiño, da espanhola MedAtlantia ? Chefe de fila do projeto TELONAMAN+, “esta iniciativa foi uma oportunidade-chave para testar os resultados obtidos no âmbito do TELONAMAN+. O empenho do Município de Viana do Castelo em promover os recursos do mar e o Plano de Integração que tem vindo a desenvolver foram fatores importantes para o sucesso do evento”.

João Zamith, presidente do SCV, considera que “esta ação enriquecedora, que se realizou também no Ano Europeu das Competências, ajudou a integrar, a reforçar a posição de destaque de Viana do Castelo na Economia Azul, a demonstrar que são muitas as janelas de oportunidade, mas que, cada vez mais, temos de olhar para os recursos marinhos de forma mais sustentável”

Neste evento também participaram Vitor Dias, Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, e Leonor Cruz, Diretora do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo.

PUB

O encerramento do TELONAMAN+, que tem ainda por parceiros a LimeUp, de Itália, e a Red Amaltea, de Espanha, vai acontecer na Corunha, nos próximos dias 13 e 14 de abril. Victoria Muiño explica que “será realizada outra experiência-piloto, onde poderemos testar novamente os resultados do projeto com agentes sociais e diferentes grupos vulneráveis, tais como pessoas com deficiência”.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas