Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Tertúlia Guntilanis acolheu os artistas António Cabral Pinto, Fernanda Araújo e Isabel Lima

No passado domingo, dia 22 de outubro, realizou-se mais uma “Tertúlia Guntilanis”, com a presença dos Autores Isabel Lima | Moledo, Fernanda Araújo | Vila Nova de Cerveira e António Cabral Pinto | Vila Nova de Cerveira, com moderação do Curador Mário Rebelo de Sousa.

Foi uma excelente oportunidade para conhecer melhor estes artistas, numa conversa informal e descontraída, dando-nos a conhecer os seus percursos e as suas experiências, tendo sido muito interessante.

Na conversa, Isabel Lima começou por falar de Manuel Lima (In memoriam), com formação em Belas Artes, que teve relação especial com mestres que muito o influenciaram como Júlio Resende e Lagoa Henriques e foi um experimentalista que se apurou no período da Covid, adaptando-se diversas técnicas que terminaram no digital.

Um homem calmo e generoso, atento à situação da cultura no nosso país, lamentando-se amiúde da falta da abertura de portas aos artistas.

PUB

Um Antigo Combatente na Guerra do Ultramar em Moçambique, não renegava o seu passado, não lhe ficaram traumas conhecidos e não teve grande influência no seu percurso artístico.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

De seguida, Fernanda Araújo falou de si própria e do seu percurso de artista, um dom que lhe chegou tarde, já depois da reforma, reconhecendo o impulso e a sensibilidade para a arte ao ter convivido em Vila Nova de Cerveira com um ambiente de artistas.

Isabel Lima, professora reformada, falou da sua formação artística nas Belas Artes, não seguindo o apelo do Pai para que fosse analista.

PUB

Reconheceu que teve professores que a marcaram, como a D. Laura na primária e o ambiente de liberdade vivido nas Belas Artes, foram muito estimulantes e confidenciou que só pinta se se sentir bem e com disponibilidade.

Por fim, Cabral Pinto relembrou que esteve na Escola do Porto das Belas Artes com o saudoso Manuel Lima tendo formação em Pintura | Artes Visuais e não seguindo o apelo do pai para que fosse engenheiro.

Os professores também o marcaram muito, relembrando que Pedro Homem de Mello foi seu professor de português.

PUB

A sua primeira exposição individual foi em Timor e, 1971 e mais tarde expôs em Luanda.

Em 1976, veio dar aulas para a Antiga Escola do Rego em Vila Praia de Âncora, que abriga a Galeria Guntilanis.

Em 1978,  foi para Vila Nova de Cerveira dar aulas na Escola Preparatória.

PUB

Colaborou com A Bienal de Cerveira da qual veio a fazer parte do seu Conselho Diretivo.

António Cabral Pinto teve uma intervenção associativa riquíssima.

Sobre a atividade cultural dos Lions, reconheceu a sua importância, divulgando o trabalho dos artistas, de forma empenhada e generosa, e deixou um apelo “não deixem de fazer isto” já que “as obras não são para estarem fechadas”.

No próximo domingo, dia 29 de outubro, a Galeria Guntilanis vai acolher os Autores Madalena Macedo | Fernando Fernandes | Monteiro da Silva.

Recorda-se que estas Tertúlias são abertas ao público, e a próxima será a última oportunidade para ver e apreciar esta exposição.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas