100 Anos de Rotary no Brasil

ROTARY INTERNACIONAL = MAIS DE 100 ANOS DE EXISTÊNCIA ROTARY CLUB RIO DE JANEIRO, O PRIMEIRO A SER CRIADO EM PAÍS DA LÍNGUA PORTUGUESA. 

Fundação: O movimento nasceu em 23 de fevereiro de 1905, tendo como fundador o jovem advogado Paul Harris. No Brasil o ROTARY CLUB foi fundado em 1923, com a criação do Rotary Club Rio de Janeiro. Em 17 de dezembro de 1968, os Rotary Club´s e as Casas da Amizade foram reconhecidos de Utilidade Pública, através da Lei 5.575, pelo então Presidente da República Emilio Garrastazu Médici.

 

Definição: ROTARY é uma organização de líderes profissionais (homens e mulheres), unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentando um elevado padrão de ética em todas as profissões que ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade. Os associados (rotarianos) se organizam em “clubes de serviços”, os conhecidos ROTARY CLUB´S. São agremiações cujos associados servem à suas comunidades, através de suas profissões e das colaborações individuais ou coletivas, com iniciativas próprias ou com a parceria de outras entidades, visando a melhoria do meio-ambiente, do bem-estar social, não somente no campo restrito à localidade em que  habitem, mas também de modo universal, considerando a família humana como um todo e cada ser humano como irmão, todos merecedores de igual respeito , sem preconceitos de raça, cor, religião ou política.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Objetivo: O objetivo do ROTARY é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

  • O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de propiciar oportunidades de servir;
  • O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
  • A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
  • Aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

 

Ser Rotariano: Um rotariano é antes de tudo, um apóstolo da cidadania: ele respeita o seu próximo, qualquer que seja sua raça, credo ou condição econômica; ele conduz os seus negócios em todos os níveis, com mente fixada nos princípios éticos elementares; Ele está sempre pronto a socorrer os que dele necessitem, porque tem consciência de que o sucesso em sua vida fará maior sentido se aqueles que os cercam puderem acompanhá-lo. Pertencer  ao ROTARY é, antes de tudo, guardar uma atitude positiva e voltada para o bem geral da humanidade. Ser rotariano é olhar além de si mesmo. Ser rotariano é “Dar de si antes de pensar em si”. É saber mostrar o caminho e compartilhar ações capazes de promover benefícios para as comunidades.

 

Quem pode ser Rotariano: Qualquer indivíduo convidado por um associado desde que tenha uma qualificação profissional, conduta exemplar e espírito de ajuda ao próximo. As Casas da Amizade, Interact e Rotaract Club´s congregam a “Grande Família Rotária”.

Vale falar da FUNDAÇÃO ROTÁRIA INTERNACIONAL, através da qual os rotarianos desenvolvem campanhas contra a fome, o analfabetismo, a favor da natureza e da saúde. Milhões de dólares já foram aplicados no combate à “paralisia infantil”. Hoje nossa família tem mais de 40.000 clubes, em 168 países, com mais de 3 milhões de associados (Rotary clubes, Casas da Amizade e outros).

Com mais de 46.000 Rotary e Rotaract Clubs no mundo, você terá amigos onde quer que esteja.

com cerca de 1,3 milhões de membros, chamados rotarianos. No Brasil denominados rotarinos. Rotários, em Portugal..

PUB

Existem mais de 46.000 mil clubes de Rotary no mundo: Rotary, Casas da Amizade e Rotaractes Clubs.

 

O ROTARY NO BRASIL

No Brasil são cerca de 2.396 clubes, integrando mais 56.500 associados. Na Revista Brasil Rotário de julho, encontram dados impactantes sobre o Rotary no Brasil. Aquela edição da revista informa, na página oito, que o Brasil ocupa o quinto maior número de rotarianos no mundo organi\ados em 38 distritos. As mulheres já representam 22% do total de associados.

O primeiro clube em países lusóficos aconteceu no Brasil, criando-se o ROTARY CLUB DO RIO DE JANEIRO, em fevereiro de 1923.

 

O ROTARY EM PORTUGAL

O Rotary em Portugal teve seu primeiro clube criado em Lisboa no ano de 1924. O clube foi criado poor um grupo de do Rotary Clb de Madrid em visita a Lisboa, juntamente com lisboetas de destaque. Dois anos depois (23 de janeiro de 1926).

Conta a história do Rotary que em Portugal as condições não foram fáceis, pois a organização foi conotada com outras associaçlões tidas como secretas como a Maçonaria. A Igreja e o poder político declararam ostensivamente a sua posição contrária. A igreja, de forma mais frontal proibiu os clerios de aderirem ao movimento rotário e aconselhava os crentes a fazem o mesmo. O poder político utilizava meios de combate de forma mais sutil e agia através da sensura. Um jornal da época arriscou a chamar a organização rotária “uma conspiração atrevida contra o estado.”

 

O ROTARY EM ANGOLA

Em Angola existem três clubes: Luanda (com mais de 60 anos), Luanda Sul e Lobito, com sensivelmente 7 anos.

Para conhecer melhor sobre o processo de fundação de um clube de Rotary, assista: https://rotaryclubelobito.wordpress.com/o-nosso-clube/historia-do-clube/. É a história da criação do Rotary Club de Lobito, em Angola.

 

O ROTARY EM Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Díu e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo, São países integrantes da comunidade “LUSOFÔNICA”.

Pesquisando é curioso conhecer a atuação de ROTARY INTERNATIONAL em quese todos eles.

  

PROJETOS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO

Um dos principais projetos de Rotary International é a irradicação total da poliomeolite (Paralisia Infantil), contando com  o apoio de outras instituições no Mundo. Todas as vacinas contra a Pólio são parocinadas pela Fundação Rotária Internacional, através da OMS. Alguns milhões de dólares já foram aplicados. Entre outros integrados conta-se com o patrocnio da Fundação Bil Gates .

 

https://www.google.com/search?q=principais+projetos+sociais+do+rotary+rio+de+janeiro&oq=principais+projetos+sociais+do+rotary+rio+de+janeiro&aqs=chrome..69i57j33i160.12535j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

PROJETOS DESENVOLVIDOS NO MUNDO QUE MERECEM DESTAQUE

abril 2020 – Mensagem do Presidente do RI

Passei bastante tempo pensando na família, não apenas na minha e na do Rotary, mas em todas as outras que ajudamos diariamente nas comunidades onde atuamos. Em muitas partes do mundo, mães e filhos enfrentam desafios que a maioria de nós não faz ideia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o risco de mulheres de países de baixa renda morrerem durante a gravidez, trabalho de parto ou causas correlatas é 120 vezes maior comparado ao de mulheres de países desenvolvidos. Globalmente, o índice de mortalidade infantil está caindo, contudo, 4 milhões de bebês ainda morrem antes de completarem um ano de vida.

Em abril, o Rotary volta sua atenção à saúde materno-infantil. E neste assunto, uma fonte de inspiração é o Rotaract Club de Calabar South-CB, na Nigéria. Seus associados formaram parceria com o Rotaract Club de Canaan City (CB) para a realização de um programa de orientação a mães sobre melhores práticas para evitar a mortalidade infantil e promover a saúde pós-parto para si e seus bebês. Em Bangladesh, o Rotary Club de Dhaka North propicia cirurgias gratuitas e remédios para gestantes sem condições de arcar com os custos para fazer pré-natal e dar à luz. Acesse o site ideas.rotary.org para ver outros projetos que estão salvando a vida de mães e filhos.

Na última década, presenciamos milhões de pessoas, famílias e comunidades inteiras sofrendo por causa de conflitos, pobreza e catástrofes que geraram milhões de refugiados. Frente a essas adversidades, o Rotary fez o seu papel e contribuiu ao bem-estar daqueles que perderam praticamente tudo.

No Dia do Rotary nas Nações Unidas, em novembro último, prestamos homenagem a cinco rotários e uma ex-bolsista que estão entrando em ação pelos refugiados. Entre eles figuram Ilge Karancak-Splane, do Rotary Club de Monterey Cannery Row, nos EUA. Após visitar vários campos de refugiados na Turquia, ela liderou um projeto rotário que coletou 1.000 pares de calçados e meias infantis para moradores desses locais. O projeto levou à solicitação de um Subsídio Global na área de educação para crianças. Em março, Gay e eu visitamos um assentamento em Torbali, onde vimos em primeira mão o excelente trabalho de rotarianos da Turquia e dos Estados Unidos para ajudar refugiados sírios.

 Os desafios enfrentados por comunidades de refugiados mundo afora são tremendos. Entretanto, ao observarmos como O Rotary Conecta o Mundo, começamos a ver como vencê-los. Com criatividade, recursos, dedicação e sua vasta rede de contatos, o Rotary abrirá oportunidades para vencermos esses desafios.

Mark Maloney

Presidente, 2019-20

 

ROTARY INTERNATIONAL

 

 

PROVA QUADRUPLA:

 Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:

 É a verdade ?

  1.  
  2. Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos
    É justo para todos os interessados ?
  3. Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos
    Criará boa vontade e melhores amizades ?
  4. Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos
    Será benéfico para todos os interessados ?

 

 Falando do Rotary Club Duque de Caxias & Casa da Amizade e suas realizações: O Rotary Club Duque de Caxias foi criado em 1965. Desde então, tem desenvolvido filantropia sob diversas modalidades. Otimismo e companheirismo têm norteado todas as ações em prol da comunidade sob o lema ”Dar de Si em Favor do Próximo”. Com o propósito de angariar recursos, diversos programas têm caracterizado inúmeras ações, tais como: – Construção e informatização da Escola Municipal Rotary Sta. Cruz da Serra; –  Criação do Rotary Club Duque de Caxias Nilo Peçanha e Rotary Club Jardim Primavera; – Criação do Rotaract Duque de Caxias; – Construção de três marcos rotários; – Implantação de uma padaria no Patronato de Menores São Bento; – Participação na construção da sede Corpo de Bombeiros; – Em parceria com empresas do Município foram adquiridas e doadas 10 viaturas ao 15º Batalhão da Polícia Militar; Criação e manutenção do BANCO DE ATENDIMENTO AO DEFICIENTE FÍSICO TEMPORÁRIO, com o apoio permanente de “A NOSSA DROGARIA” (cadeiras de rodas e higiênicas, muletas e camas hospitalares); – Projeto Brasillian Vision II, com a doação de equipamentos para a montagem de Clínica Cirúrgica Oftálmica no Hospital Municipal Duque de Caxias, com a realização de dezenas de cirurgias de cataratas; – Distribuição mensal de cestas básicas, beneficiando famílias com crianças portadoras do vírus HIV; – Compra de equipamentos e montagem de Clínica Oftalmológica no Hospital Infantil Ismélia da Silveira; – Implantação de Sala de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Adão Pereira Nunes, em  Saracuruna, – Implantação da Sala de Atendimento Cardiológico, no Posto de Saúde de Campos Elíseos; – Atendimento aos alunos do CEI – Centro Educacional Integrado, no Bairro Parque Duque, com exames oftalmológicos e fornecimento de óculos, contando com ajuda do Instituto de Olhos Duque de Caxias e das Óticas Preferidas; – Com a participação ativa da empresa CINETRAM, tem realizado, em finais de semana, programas de interação social, com resultados financeiros substanciais, beneficiando instituições carentes e que prestam relevantes serviços à comunidade, tais como: Mansão da Esperança, ONG Hercília Gomes; Lar de Narcisa; Lar dos Velhos de São Bento, Lar Jesus é Amor, entre outras. Na gestão de 2003/04, foi construído o telhado para o prédio do Abrigo Betel, em Nova Campina, tendo a parceria do Grêmio Recreativo Acadêmicos do Grande Rio. Em 2004-05, auxiliando a Casa do Caminho, em Xerém, foi desenvolvido projeto de construção e montagem de uma pequena fábrica de vassouras. Através da doação de empresas, entre elas: “Transportes Carvalhão” e Clubes de Motociclistas, algumas toneladas de alimentos vêm sendo distribuídos para instituições carentes. Todos os anos são desenvolvidas campanhas, com distribuição de: enxovais para bebês; fraldas geriátricas e infantis, remédios, material hospitalar e escolar, centenas de latas de leite em pó, lençóis e cobertores.

A grande festa CELEBREMOS ROTARY já se tornou uma tradição em Duque de Caxias, com a realização do baile que envolve a comunidade em torno dos ideais do Rotary Internacional interagindo com as empresas e a família rotária.

 

António J. C. da Cunha

Empresário Luso brasileiro no Rio de Janeiro *

Natural de Geraz do Minho – Portugal

Academia Duquecaxiense de Letras e Artes

Associado do Rotary Club Duque de Caxias – Distrito 4571

Membro da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Membro da CPA/UNIGRANRIO

Diretor Proprietário da Distribuidora de Material Escolar Caxias Ltda

 

DIA INTERNACIONAL DA ÉTICA

Antonio Carlos Daltro Rainho

 

O que foi um sonho,

Hoje já virou realidade,

É assim, que eu me ponho,

Buscando pela qualidade,

 

Erguendo mais alto a bandeira,

Tremulando-a  com fervor,

Mostrando a cada um que queira,

Vir junto nesta corrente de amor,

 

Sem se preocupar com a estética,

Apenas neste sentido estar afim,

Se entregar de vez, em viver a ética,

Um princípio que não  pode ter fim,

 

Comemore dia a dia,

Se possível o ano inteiro,

Este projeto aniversaria,

Dia 23 de fevereiro,

 

Onde cada um irmanado,

Sentirá toda esta energia,

Sentimento praticado,

Além de toda sua teoria,

 

Festejando com emoção,

Que a corrente seja assim,

Batendo forte no coração,

Ética,

Um princípio que não pode ter fim.

Kr

  Partilhar este artigo

2 comentários

  1. Companheiro, amigo e meu padrinho em Rotary, Antonio JCCunha, nessas datas tão emblêmaticas para anossa instituição, estaís sempre atento a todos os movimentos, sempre foi um grande entusiasta da nossa instituição, sempre se dedicou com afinco e esmêro , difundiu o nosso Rotary Club Duque de Caxias por todo nosso país e atravessou fronteiras, o nosso distrito antes 4570 agora 4571, sempre teve da sua parte um soldado de plantão, sempre foi perfecionista e sempre levou a sério o que falamos que o Rotariano só pode dizer a palavra não uma vez , antes de entrar e uma vez participando tem que estar aposto pelas demandas encarregadas. O Rotary Club Rio de Janeiro assim como a implantação da nossa instituição no País comemora a data Adulta e emblêmatica do seus 100 Anos. Tudo parece muito jovem , mesmo que os nossos menbros já não tenham essa parência tão jovem, mas, a vontade de SERVIR lateja forte na corrente sanguinea de todos. Parabéns para essa grande instituição e para todos os menbros Rotarianos. Palmas , Viva, viva e viva.

  2. Torna-se difícil para mim deixar de me manifestar após a leitura dos textos de autoria do Antonio Joaquim. Sou testemunha da importância dele para a família, para a sociedade (tenho em vista a existência e o encontro da diversidade dos seres humanos) e, em modo especial, para com o Rotary.
    Que o louvemos por ser ele merecedor de admiração e honra. Destaco na sua crônica de hoje a evocação da histórica “Prova Quádrupla” vigente entre os rotarianos. Ela é válida para qualquer pessoa, em qualquer tempo e lugar, tanto à natural quanto à jurídica.
    Parabéns ao RI! Parabéns ao articulista.
    Parabéns ao Minho Digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *