Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Situação na empresa COINDU

Comunicado de Imprensa
Logotipo bloco de esquerda be

O Bloco de Esquerda questionou o Governo (ver anexo), através do deputado José Soeiro sobre o despedimento coletivo que a empresa COINDU se prepara para efetuar. 

A empresa Coindu S.A. foi fundada em 1988 que se dedica à produção de capas para assentos de automóveis de marcas de automóveis como Lamborghini, Audi, BMW, Porsche, Ford, Mini, Suzuki, entre outras.

Segundo António Cândido Pinto, presidente do conselho de administração, o grupo obteve mais de 700 milhões de euros, só a fábrica de Joane representou metade desta faturação. O administrador, em declarações à imprensa, no ano passado, apelava que precisava de aumentar a capacidade de produção e que não consiga atrair trabalhadores. Mencionava a intenção de expandir as unidades industriais.

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda teve conhecimento que a empresa se prepara um despedimento coletivo de 400 trabalhadores, nas unidades industriais de Joane e Arcos de Valdevez. Sabemos que o sindicato que representa estes trabalhadores já entregou, na Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), um pedido de anulação do despedimento coletivo de cerca dos 400 trabalhadores.

O Bloco de Esquerda está solidário com estes trabalhadores e trabalhadoras e considera inaceitável a forma como uma empresa que não só anuncia falta de mão de obra em 2022, como lhe é aprovada uma recapitalização no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência Nacional, sendo considerada uma empresa viável, pode vir agora efetuar um despedimento coletivo.

O deputado José Soeiro quer saber se o Governo tem conhecimento da situação, se a Autoridade para as Condições do Trabalho está a acompanhar a situação na empresa? Quais as ações desencadeadas e se foi comunicada à Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho algum despedimento coletivo por parte da empresa.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Distrital do Bloco de Esquerda Viana do Castelo

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas