Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

É de Arcos de Valdevez a nova marca de tamancos para decoração

A empresa Woody Decor, da arcuense Soraia Amorim, lançou, há cerca de um ano, uma linha de tamancos, de fabrico 100% artesanal, para decoração. O objetivo foi recuperar a tradição e o saber do avô do namorado, que era tamanqueiro de profissão.

Com um reduzido investimento (mil euros), a jovem, com mestrado em Marketing e Gestão Estratégica, produz tamancos iguais àqueles que antigamente eram usados na lavoura, decorando-os manualmente com tintas apropriadas. “A existência desta marca exalta o património cultural português e recorda pessoas que contribuíram para o enriquecimento do artesanato em Arcos de Valdevez”, disse ao Minho Digital Soraia Amorim, de 28 anos, apostada em transformar este ícone nacional, com a preciosa ajuda do namorado, numa fonte de rendimento extra.

Reavivando o saber familiar e usando ferramentas tradicionais, o processo de produção é todo ele desenvolvido pelo casal de namorados, que, sem recurso a maquinaria, trabalha a madeira e o cabedal. À maneira antiga, a base do tamanco é feita em madeira e a parte superior em cabedal. Mas as “socas” produzidas na “oficina” da jovem não têm sola em borracha e não servem para calçar, porque se destinam apenas ao embelezamento dos lares.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Os tamancos Woody Decor – que aliam a tradição à imaginação dos mentores – são produzidos como uma autêntica peça de arte, de acordo com as técnicas antigas, com o intuito de conceber objetos únicos para decoração. Os vários modelos (personalizados ou não) “reúnem tradição, cultura e arte” e retratam parte da história de Portugal, refletida em símbolos da nação (bandeira…), na emigração, no S. João (Porto) ou em motivos campestres.

Os tamancos estão à venda para todo o mundo na loja online, podendo os pedidos ser feitos através do Facebook ou do website (www.woodydecor.pt). Cada exemplar custa 20 euros.

PUB

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas