Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Abertura de cooperativa de revestimento de volantes do Mosteiro em Merufe

Comunicado de Imprensa

Parceria com a multinacional ZF/TRW, garante a criação de 24 novos postos de trabalho. Trata-se da quinta estrutura do género no concelho de Monção que, no seu conjunto, assegura uma ocupação laboral e 103 pessoas. Augusto de Oliveira Domingues considera aquele investimento “uma excelente ideia” que “a junta agarrou com as duas mãos”, contribuindo para “aumentar a qualidade de vida e autonomia financeira da população local”. Márcio Alves fala em orgulho de todos os merufenses que permitirá rendimento e fixação das pessoas.

A cooperativa de revestimento de volantes do Mosteiro, em Merufe, foi inaugurada esta manhã numa cerimónia marcada pela simplicidade com grande significado para a freguesia. Por um lado, impulsiona a atividade industrial naquela área do concelho de Monção e, por outro, garante a criação de 24 novos postos de trabalho.

Com o presidente da Junta de Freguesia de Merufe, Márcio Alves, a fazer as honras da casa, marcaram presença, entre outros, o autarca monçanense, Augusto de Oliveira Domingues, o deputado eleito pelo círculo de Viana do Castelo, José Manuel Carpinteira, e o representante da Multinacional ZF/TRW, Jorge Castro.

Um orgulho para todos os merufenses, afirmou Márcio Alves, tendo considerado este investimento como uma oportunidade única para apoiar a população local sem ocupação laboral, facilitando a sua fixação na freguesia e contribuindo para contrariar a tendência de despovoamento que acontece nos locais mais afastados dos grandes centros.

O presidente da Junta de Freguesia de Merufe referiu ainda que, durante o primeiro ano, todas as despesas decorrentes da atividade serão suportadas pela junta, permitindo a redução de custos aos cooperantes. Lembrou também que este apoio complementa outros existentes como entrega de livros escolares e mensalidade de 50,00 € a cada criança da freguesia durante dois anos.

Satisfeito com o investimento e a possibilidade de assegurar uma ocupação laboral às pessoas, Augusto de Oliveira Domingues referiu-se à cooperativa como “uma excelente ideia” que “a junta agarrou com as duas mãos”, contribuindo para “aumentar a qualidade de vida e autonomia financeira da população local”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

“Temos feito tudo para elevar o emprego no concelho e, em abono da verdade, o nosso esforço tem dado frutos. Somos o concelho do Minho com a menor percentagem de desemprego. Os números são oficiais, não são nossos. Vamos continuar. O nosso maior objetivo é criar emprego e dar rentabilidade económica às pessoas” adiantou.

José Manuel Carpinteira felicitou os responsáveis da ZF/TRW e a Junta de Freguesia de Merufe pela aposta neste investimento. Sublinhou a importância da cooperativa como ocupação laboral e suporte financeiro para as famílias e recordou os primeiros passos da instalação da empresa em Vila Nova de Cerveira.

Disse: “nos primeiros anos muita gente era contra este género de investimentos, contudo, passado quase 25 anos, a opinião alterou-se substancialmente, sendo bastante favorável. Os trabalhadores sentem a responsabilidade de fazer um bom trabalho mas também tem autonomia para gerir o seu dia-a-dia. Sou testemunha do sucesso desta fórmula”.

A cooperativa de revestimento de volantes do Mosteiro é a quinta no concelho de Monção (duas no Polo Empresarial da Lagoa, uma em Mazedo e outra em Trute) que, no seu conjunto, ocupam 103 pessoas do concelho maioritariamente do sexo feminino. Antes da laboração, as trabalhadoras vão receber a formação adequada à especificidade da atividade exercida.

 

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas