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Associações de Estudantes implementam projeto ambiental no Instituto Politécnico de Viana do Castelo: “Uma festa, UM copo?”

Objetivo passa por reduzir o plástico descartável mas também o impacto visual causado pelo lixo espalhado nos recintos.

Associações de Estudantes e Federação Académica estão apostadas em transformar o Instituto Politécnico de Viana do Castelo numa Instituição mais amiga do ambiente. Para isso criaram um projeto ambiental que contempla, entre outras ações, a redução do plástico descartável. O pontapé de saída foi dado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (AE-ESTG) que declarou guerra aos copos de plástico nas festas académicas. Para isso foi desenvolvido um copo personalizado dos eventos que terá que ser utilizado ao longo de toda a festividade. O copo tem uma caução de 1 euro, verba que se que será devolvida aquando a entrega do mesmo. Uma garantia, assegura a Associação de Estudantes, de que o copo não irá ficar no chão mantendo o espaço limpo. ”Com a personalização do copo o que tem acontecido é que a grande maioria acaba por o levar como recordação. No final evitamos ainda o cenário de ter copos espalhados por todo o lado. Assim contribuímos por um lado para a redução de copos descartáveis e por outro a limpeza do recinto no final da festa”.

 

Na mesma linha está já a Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária AE_ESA) que cobra 50 cêntimos como caução dos copos. Rodrigo Cardoso revela que o projeto ambiental foi lançado este ano muito motivado pelo facto da Escola Superior Agrária do IPVC (ESA-IPVC) ser uma Eco Escola galardoada pelo segundo ano consecutivo devido às diversas atividades e iniciativas de âmbito ambiental que são desenvolvidas ao longo do ano. “As festas que já foram acontecendo este ano já tiveram como novidade o sistema de caução do copo descartável. A ideia é que, por festa, cada pessoa possa ter apenas um único copo e para que possa recuperar o dinheiro da caução terá que o entregar no final”. Desta forma, revela Rodrigo Cardoso, “conseguimos chegar ao final da noite com o recinto praticamente limpo e reduzimos de forma considerável o número de copos utilizados. É para nós motivo de orgulho chegar ao final do evento e verificar que não existe lixo plástico espalhado por todo o lado. Obviamente que sentíamos vergonha quando pela manhã verificávamos que existiam copos um pouco por todo o lado e a imagem que se passava a quem visitava a ESA não era positiva”.

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Mesmo assim, refere o presidente da AE-ESA, há ainda muitos que optam por não levantar a caução revertendo o dinheiro para a mesma causa. “Aqui na ESA-IPVC não somos muitos, mas todo o dinheiro acumulado no âmbito desta ação irá servir para a compra de mais ecopontos a ser colocados na escola entre outras ações que vão ser desenvolvidas”.

 

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ESA e ESTG-IPVC recebem Bandeira Verde da Eco Escolas

Pelo segundo ano consecutivo a Escola Superior Agrária do IPVC recebeu a Bandeira Verde símbolo máximo da Eco Escola e premiando assim todas as ações que têm sido desenvolvidas. Um reconhecimento que garante Ana Paula Vale, diretora da ESA-IPVC, dá ainda mais alento para a continuidade do projeto. A ESA IPVC tem realizado diversas ações de limpeza e reflorestação das zonas envolventes, para além de tertúlias, cursos de observação de aves, entre muitas outras atividades, envolvendo não só a sua comunidade académica, mas também outras escolas e instituições.

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Igualmente galardoada com a Bandeira Verde a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC tem um curso um projeto ambiental a construção de um campus mais saudável e amigo do ambiente. Ao longo do ano foram várias as ações desenvolvidas como a plantação de diversas árvores assim como foram feitas análises à qualidade da água na cantina, nos bebedouros, no sistema de rega e no lago, sendo posteriormente analisadas nos laboratórios da ESTG-IPVC.

Os galardões foram entregues no passado dia 4 de outubro, no Dia das Bandeiras Verdes de 2018, numa cerimónia que decorreu em Pombal. O galardão Eco Escolas resulta da avaliação da qualidade de implementação da metodologia internacional denominada “seven steps”, integrando este trabalho de forma implícita ou explicita na estratégia de educação para a cidadania da escola.

 

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