Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Cantigas ao Desafio em Ponte da Barca / “De Repente Canta a Gente”

Foi um dos 10 Municípios a receber esta iniciativa sociocultural e musical. Ponte da Barca, que sabe receber, conta com cerca de meia dúzia de repentistas, uns mais conhecidos que outros.

 w

Sem contar aqueles que trabalham e residem no estrangeiro e são bastantes. Uma terra rica em folclore e tradição. Um povo que se dedica, de alma e coração, na preservação do seu património imaterial, dos usos e dos costumes. Gente que defende e que promove, dedicada e criativa. O que explica a existência de catorze Ranchos Folclórico! A envolvência é considerável; as exigências permanentes, o rigor e a disciplina, o cumprimento de regras, a pontualidade!

 w

PUB

[[{“fid”:”60209″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Foi neste contexto, de todo oportuno, que a Tour “De Repente Canta a Gente”, nos visitou. Com o rio Lima ao lado, a testemunhar todo este legado cultural e musical. De repente… soltaram-se as cantigas, num despique acertado, com dois bons protagonistas da desgarrada barquense: Cristiana Sá e Valter São Martinho, desafiavam com o mentor do projecto o grande Augusto Canário. Da disputa ganhou o improviso, o bom humor, a partilha e boa disposição. BxlSolminho marcou uma presença proactiva e diligente, também na retransmissão, em directo, do evento, que agradou a milhares de luso-falantes, com reacções e comentários que chegaram de toda a parte, felizes pela arte deste salutar improvisar.

 w

PUB

Veio depois aquele momento, cheio de magia quando, os mais jovens tiveram que actuar, numa desgarrada, algo preparada e bem conseguida. Estiveram bem, foram aplaudidos. O grande objectivo deste projecto é precisamente a formação e o incentivo, na aprendizagem e na transmissão de valores culturais, enraizados na vida e na história dos nossos antepassados. Pretende ainda dinamizar a arte da cantiga solta, através da desgarrada, do improviso, da poesia, do desafio. Que é considerado património imaterial do nosso querido Minho.

 w

[[{“fid”:”60210″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“2”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”2″}}]]

PUB

w

Houve ainda o tempo para concluir, com outra desgarrada, entre os três artistas, acompanhados por uma excelente orquestra: concertina, cavaquinho, viola baixo, piano. Parabéns aos artistas, que estiveram na linha de frente, sem esquecer outra gente, todos quantos estão na base desta enorme organização, nos arranjos e na preparação.

 w

Este ambicioso projecto é apoiado e bem, pela CIM [Comunidade Intermunicipal do Alto Minho]. Tal como mostram os diversos vídeos e reportagem foi, de facto, uma tarde de cantigas, de alegria e de festa. De capacidade e de vocação para a criatividade e novos talentos. Porque, o dia de amanhã começa já hoje!

PUB

 w

[[{“fid”:”60211″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“3”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”3″}}]]

w

Viana do Castelo, capital de Distrito, recebe este sábado, dia 27 o concerto de encerramento, com mais de 20 artistas vindos de todo o país e das ilhas. Depois da maratona dos dez concertos, sempre com casa cheia, eis que chegou o momento de celebrar, tanta foi a envolvência, de tudo e de todos. Porque e cito: “a desgarrada é muito mais do que cantar. É alma, é criatividade de improviso, é animação e desafio”.

 w

Um mega concerto com Augusto Canário onde, tantos querendo, não poderão estar! Siga, com vivas à mais genuína tradição popular, de um cantar muito particular, apreciado e por isso, efusivamente aplaudido.

w

Link com o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Bt7DY37xg4g

PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas